Bodas de Casamento

As bodas de casamento representam a continuidade do matrimônio, além de serem uma oportunidade para os casais renovarem as promessas feitas no dia em que se uniram.

Para cada comemoração anual existe uma simbologia por meio dos materiais que simbolizam.

Bodas de casamento anuais

1 ano de casamento - Bodas de Papel

O primeiro ano do casamento ainda é um tempo curto, que apresenta a fragilidade comparada ao papel, mas, ao mesmo tempo, é onde o casal irá começar a escrever suas histórias.

2 anos de casamento - Bodas de Algodão

O algodão é um material mais firme do que o papel, apesar de ainda ser delicado. Ele simboliza transformação, pois o fio precisa ser cultivado para se tornar tecido, e suavidade, por conta da sua textura.

3 anos de casamento - Bodas de Couro ou Trigo

O couro é uma pele de animal resistente, que simboliza um maior amadurecimento da relação nesses três anos. Já o trigo representa a colheita, que remete ao ato de colher os bons frutos que se originaram desse tempo de relacionamento, quem sabe até filhos.

4 anos de casamento - Bodas de Flores e Frutas

Assim como as flores e os frutos precisam de cuidados e cultivo, além de paciência para crescerem, o relacionamento precisa ser nutrido constantemente, para que floresça e amadureça.

5 anos de casamento - Bodas de Madeira ou Ferro

Tanto a madeira quanto o ferro são materiais mais resistentes e duráveis, usados na construção de diversos objetos, porém precisam de cuidados para não serem prejudicados, da mesma forma que o casal deve ter atenção às ameaças externas.

6 anos de casamento - Bodas de Açúcar ou Perfume

Depois de 6 anos juntos, o casal provavelmente já está bem mais adaptável e estável na relação, então chegou a hora de celebrar os momentos doces, de afeto, de carinho, de amor nessa história. Vocês podem utilizar os cinco sentidos para realizar uma surpresa, como o paladar e o olfato.

7 anos de casamento - Bodas de Lã ou Latão

A lã é um tecido macio, muito utilizado para fazer roupas e agasalhos, como uma proteção para o frio. Já o latão é um material adaptável e resistente. O relacionamento tem que carregar essas características, de proteção entre o casal, além de resistência aos obstáculos.

8 anos de casamento - Bodas de Barro ou de Papoula

O barro é muito conhecido por ser uma argila maleável, que pode ser moldada para se construir objetos, casas, entre outras coisas, assim como o casal precisa ser flexível um com o outro para que as coisas funcionem.

Já a papoula é uma flor que simboliza fertilidade e ressurreição, associada à relação pode querer passar a mensagem que o casal pretende aumentar a família, se renovar.

9 anos de casamento - Bodas de Cerâmica ou Vime

Tanto a cerâmica quanto o vime são materiais resistentes e maleáveis, além de que precisam de paciência e cuidado para serem moldados. Da mesma forma que com nove anos de casados, provavelmente o casal utilizou da flexibilidade e da harmonia para prosseguir com a relação.

10 anos de casamento - Bodas de Estanho ou Zinco

Chegando na primeira década de casados, os parceiros já estão bastante amadurecidos na relação, sendo mais compreensivos um com o outro, comparando a maleabilidade do estanho ou mesmo sendo o porto seguro um do outro, assim como o zinco simboliza proteção.

11 anos de casamento - Bodas de Aço

O aço é um material muito resistente e de grande durabilidade, da mesma forma que um casal que completa onze anos juntos já tem uma estabilidade boa, atravessando vários obstáculos.

12 anos de casamento - Bodas de Seda ou Ônix

A seda é um tecido macio, brilhoso e confortável, já a ônix é uma pedra preciosa utilizada para produzir diversas joias e esculturas, associadas ao relacionamento, pode simbolizar a elegância, o valor e o conforto vividos entre o casal.

13 anos de casamento - Bodas de Linho ou Renda

O linho é um tecido considerado nobre e de alta durabilidade, já a renda é conhecida pela sua transparência e delicadeza, juntando essas características, as bodas de treze anos devem celebrar a sinceridade que há entre o casal após tantos anos juntos.

14 anos de casamento - Bodas de Marfim

O marfim é um material que simboliza longevidade, durabilidade e resistência, características presentes em um casamento de catorze anos, que deve ser celebrado revisitando memórias desses anos juntos.

15 anos de casamento - Bodas de Cristal

O cristal é um quartzo incolor que dá origem a diversas pedras preciosas, além de demorar tempo para se constituir, assim como uma relação de quinze anos precisou de paciência e cultivo para continuar firme e forte.

16 anos de casamento - Bodas de Turmalina

A turmalina é um mineral que apresenta variadas cores, podendo até mesmo ter todas as cores do arco-íris, simbolizando alegria, felicidade e animação. É a hora de celebrar todos os bons momentos vividos pelo casal.

17 anos de casamento - Bodas de Rosa

A rosa é uma das flores mais belas e populares ao redor do mundo e simboliza amor, paixão, romantismo e coração, ótimas características para comemorar os dezesseis anos juntos.

18 anos de casamento - Bodas de Turquesa

A turquesa é uma linda pedra azul-esverdeada que simboliza boa sorte e proteção, da mesma forma que uma relação de dezoito anos já é bastante segura e deve festejar a durabilidade.

19 anos de casamento - Bodas de Cretone ou água-marinha

Tanto o tecido cretone quanto a pedra água-marinha são materiais com uma grande durabilidade, da mesma forma que um casamento de dezenove anos detém de uma longa duração.

20 anos de casamento - Bodas de Porcelana

Chegando na segunda década de casamento o material empregado para representá-la é a porcelana, que é um símbolo de trabalho, de tempo, de paciência e de dedicação, representando o quanto o casal precisou cultivar a relação para chegar aos vinte anos.

21 anos de casamento - Bodas de Zircão

O zircão é um material tão precioso quanto o diamante, sendo resistente e transparente, assim como a relação de vinte e um anos, onde o casal já tem confiança plena um no outro.

22 anos de casamento - Bodas de Louça

As louças são acessórios usados na cozinha da casa, como, pratos, copos, xícaras, entre outros. Elas podem simbolizar os vários momentos tanto bons quanto ruins que o casal passou nesses mais de vinte anos de relação.

23 anos de casamento - Bodas de Palha

A palha é um material versátil, utilizada para vários fins, inclusive é altamente inflamável. Quem sabe seja um bom momento para apimentar a relação, não deixando a chama apagar.

24 anos de casamento - Bodas de Opala

A opala apresenta uma textura transparente e que põe ênfase no brilho das suas cores, em um fenômeno chamado de opalescência. Pode ser o momento de comemorar o brilho e a felicidade na vida do casal.

25 anos de casamento - Bodas de Prata

A prata é um material duradouro, precioso, maleável e valorizado, um ótimo símbolo para comemorar esses vinte e cinco anos.

26 anos de casamento - Bodas de Alexandrita

Como uma pedra preciosa rara, a alexandrita é muito valiosa por conta da sua capacidade de mudar de cor dependendo da luz que a cerca. Devido a isso, ela está associada aos vinte e seis anos de casados, que representam a adaptabilidade e o valor da relação.

27 anos de casamento - Bodas de Crisoprásio

O crisoprásio é um quartzo muito raro, que possuía o seu valor comparado ao do ouro. Assim como se chegar aos vinte sete anos de casados é algo bem especial e valioso.

28 anos de casamento - Bodas de Hematita

A hematita é uma pedra que simboliza proteção, boas energias e coragem, tudo que uma relação precisa ter para durar tanto tempo.

29 anos de casamento - Bodas de Erva

As ervas, em geral, são utilizadas como condimentos, em chás, óleos essenciais, dentre outros propósitos. Elas trazem benefícios a saúde, além de apresentarem aromas incríveis. Que tal celebrar esses vinte e nove anos bebendo um chá com quem você ama e agradecendo a harmonia do casal?

30 anos de casamento - Bodas de Pérola

Chegando a terceira década de relacionamento, nada melhor do que a pérola para representá-la. Esse objeto simboliza a raridade e a preciosidade, assim como um casamento de trinta anos.

31 anos de casamento - Bodas de Nácar

O nácar é um tipo de material duro e cintilante, que possui a cor branca ou rosada. Ele pode simbolizar a resistência do casal, após todos esses anos juntos e o brilho da relação.

32 anos de casamento - Bodas de Pinho

Considerada a “Árvore do Natal”, o pinheiro simboliza honestidade, longevidade e força, estando associada também à família. Esses são ótimos motivos para se comemorar os trinte e dois anos juntos.

33 anos de casamento - Bodas de Crizo

O nome crizo não tem origem e nem significado definido, pode estar ligado à pedra crisólita, considerada a "pedra de ouro", por sua cor variar do amarelo ao verde. Também é dito que crizo nomeia uma cor cinza, associada ao fogo. Devido a isso as bodas fazem referência à fênix, que simboliza o renascimento e a longevidade, assim como um casamento de trinta e três anos.

34 anos de casamento - Bodas de Oliveira

A oliveira é uma linda árvore que simboliza paz e amizade, além de proporcionar um dos frutos mais amados, que são as azeitonas. O casal pode celebrar essas bodas relembrando todo o companheirismo e harmonia entre os dois.

35 anos de casamento - Bodas de Coral

Essas bodas fazem referência aos corais marinhos, que são colônias muito importantes para os peixes, que existem há milhões de anos e que demoram no processo de formação. Chegando aos trinta e cinco anos de casamento, a dupla precisou de tempo e paciência para chegar no nível de maturidade e firmeza atuais.

36 anos de casamento - Bodas de Cedro

Essa árvore gigantesca simboliza, em muitas culturas, proteção, generosidade, além de estar conectada ao sagrado. Nesses trinta e seis anos de relacionamento o amor foi crescendo como um cedro, além de um ser o porto seguro do outro.

37 anos de casamento - Bodas de Aventurina

A aventurina é uma espécie do quartzo, que pode ter uma coloração verde, além de ser bastante resistente, assim como um casamento de trinta e sete anos.

38 anos de casamento - Bodas de Carvalho

O carvalho é uma árvore que simboliza força, resistência e conhecimento, estando associada aos trinta e oito anos de casamento. Um casal com quase quatro décadas de casamento deve celebrar essa durabilidade e o quanto um já aprendeu com o outro.

39 anos de casamento - Bodas de Mármore

O mármore é um material considerado elegante e alguns tipos são caros e luxuosos, como o branco. Devido a isso, as bodas de mármore podem ser celebradas com uma grande e graciosa festa.

40 anos de casamento - Bodas de Esmeralda

A pedra esmeralda simboliza verdade, inspiração, amor bem-sucedido e inclusive a rainha do Egito, Cleópatra, acreditava que as esmeraldas eram o elixir da beleza e da juventude. Nessas quatro décadas de casamento, o amor com certeza é genuíno e de sucesso.

41 anos de casamento - Bodas de Seda

A seda é um tecido macio, brilhoso, confortável, luxuoso e que serve em qualquer estação do ano, assim como esses quarenta e um anos de união, que já estão bastante maduros e aconchegantes.

42 anos de casamento - Bodas de Prata Dourada

Também chamada de Vermeil, a prata dourada ficou popular após ser usada pelo Papa Francisco como o material de seu anel, simbolizando nobreza, durabilidade e prosperidade, assim como um casamento de quarenta e dois anos.

43 anos de casamento - Bodas de Azeviche

O azeviche é um material de cor preta, também chamado de âmbar negro, que é muito versátil, sendo utilizado na confecção de diversas joias. Por conta da sua multifuncionalidade, ele pode ser comparado ao casamento de quarenta e três anos, que para ter durabilidade precisou ser moldado várias vezes.

44 anos de casamento - Bodas de Carbonato

Os carbonatos são sais inorgânicos e minerais com diferentes tipos e utilidades. Podem ser usados na fabricação de medicamentos ou produtos farmacêuticos, de objetos diversos, como, papéis, vidros, porcelana, entre outros. Têm múltiplas funções assim como um casamento de quarenta e quatro anos.

45 anos de casamento - Bodas de Rubi

Os quarenta e cinco anos de casamento tinham que ser comparados à pedra rubi, a qual é uma das mais preciosas do mundo, além de ser resistente. Sua cor vermelha simboliza o amor e a paixão.

46 anos de casamento - Bodas de Alabastro

O alabastro é um material muito parecido com o mármore, que simboliza nobreza, riqueza e prosperidade, muito utilizado na construção de estátuas. Pode ser comparado aos quarenta e seis anos de casados, que é muito próspero e durável.

47 anos de casamento - Bodas de Jaspe

A pedra jaspe tem como principais características a opacidade e resistência, simbolizando proteção e força, da mesma forma que uma união de quase cinquenta anos possui essas virtudes.

48 anos de casamento - Bodas de Granito

O granito é uma composição de minerais, sendo mais duro e resistente do que o mármore. O casal pode utilizar essas bodas para festejar a estabilidade e a longevidade da união.

49 anos de casamento - Bodas de Heliotrópio

Essa pedra chamada de heliotrópio é verde-escura com algumas manchas vermelhas e tem seu nome com origem no grego, podendo significar “direção do sol’, pois possui um reflexo vermelho quando posta ao sol. Devido a isso ela simboliza vitalidade e luz, estando conectada ao casamento.

50 anos de casamento - Bodas de Ouro

Nessas cinco décadas de casamento nada melhor do que o ouro para representá-las. Ele simboliza riqueza, força, iluminação, sendo um metal duradouro e precioso. Normalmente nas bodas de ouro a celebração é grande, com uma festa magnífica.

51 anos de casamento - Bodas de Bronze

Outro material muito utilizado ao redor do mundo e valoroso, o bronze é resistente à corrosão e quando polido fica muito próximo da cor do ouro. Com cinquenta e um anos de casados a durabilidade é mais que perceptível.

52 anos de casamento - Bodas de Argila

A argila é um material muito maleável, que pode ser moldada para se construir vários objetos, assim como um casamento de tanto tempo precisou trabalhar a flexibilidade, o casal teve que se adequar em muitos aspectos a vida a dois.

53 anos de casamento - Bodas de Antimônio

Esse metal é utilizado na fabricação de materiais como uma forma de ajudar na resistência dos objetos, assim como para fazer o casamento ser durável é preciso que o casal trabalhe em dupla.

54 anos de casamento - Bodas de Níquel

O níquel é outro material muito resistente e durável, podendo ser comparável a um casamento de cinquenta e quatro anos.

55 anos de casamento - Bodas de Ametista

A ametista é uma pedra de cor lilás que representa equilíbrio, proteção e harmonia espiritual, sendo características carregadas por uma união de tantos anos.

56 anos de casamento - Bodas de Malaquita

Essa pedra preciosa, também empregada pelas civilizações antigas, simboliza equilíbrio, ampliação espiritual e amor. Ótimas capacidades que com certeza são trabalhadas em um casamento de cinquenta e seis anos.

57 anos de casamento - Bodas de Lápis Lazúli

Uma pedra de coloração azulada, a lápis-lazúli é um símbolo da verdade, especialmente na Antiguidade. Ela também foi associada à Virgem Maria, simbolizando pureza. Um casamento que se aproxima dos sessenta anos carrega a verdade e sinceridade consigo.

58 anos de casamento - Bodas de Vidro

Apesar de frágil, o vidro é uma matéria-prima essencial para a sociedade, sendo transparente e empregado na formação de diversos objetos. Um relacionamento, mesmo com o risco da separação, se for transparente e essencial como o vidro, dificilmente se quebrará.

59 anos de casamento - Bodas de Cereja

A cereja é um fruto que simboliza sensualidade, amor e felicidade. Nessas bodas de cinquenta e nove anos, o casal pode celebrar o sentimento genuíno e de alegria construídos em todos esses anos.

60 anos de casamento - Bodas de Diamante

Seis décadas de casamento são para poucos casais e nada melhor do que o diamante para representá-las. Ele é considerado "a rainha das pedras", simbolizando a verdade, a pureza, a perfeição, a dureza, a maturidade e a imortalidade, características presentes em uma relação de tantos anos.

61 anos de casamento - Bodas de Cobre

O cobre é um metal muito importante em diversas civilizações, para os romanos estava associado à deusa do amor Vênus, simbolizando beleza e prosperidade, assim como uma união de tantos anos.

62 anos de casamento - Bodas de Telurita

Essa pedra é responsável por ajudar a estabilizar quando combinada a outros materiais, devido a isso está relacionada aos sessenta e dois anos de casados.

63 anos de casamento - Bodas de Sândalo ou Lilás

O sândalo, além de estar relacionado a uma planta, também apresenta um perfume maravilhoso e um óleo essencial com propriedades medicinais. Nesses sessenta e três anos de casados, nada melhor do que comemorar com essa fragrância incrível.

64 anos de casamento - Bodas de Fabulita

É dito em lendas indígenas que a fabulita era uma pedra chamada de “pedra do amor”, devido a esse fato foi associada as bodas de sessenta e quatro anos.

65 anos de casamento - Bodas de Platina

A platina é um metal nobre muito utilizado na confecção de joias, vária delas valiosas e caras. Os sessenta e cinco anos merecem serem celebrados com uma grande festa luxuosa.

66 anos de casamento - Bodas de Ébano

O ébano é uma espécie de madeira escura, muito densa, resistente e rara, da mesma forma que um casamento de sessenta e seis anos, que é uma exceção e raridade.

67 anos de casamento - Bodas de Neve

A neve é um fenômeno da natureza que acontece no inverno, sendo muito celebrada por diversas pessoas, que adoram a sua beleza. Por ter uma cor branca, simboliza pureza e calma, assim como a tranquilidade já adquirida em uma relação de tantas décadas.

68 anos de casamento - Bodas de Chumbo

O chumbo é um material muito maleável, utilizado desde a Antiguidade e que apresenta diversas funcionalidades, assim como um casamento precisa ser flexível para perdurar por tanto tempo.

69 anos de casamento - Bodas de Mercúrio

Tanto como um material que tem facilidade em criar liga metálica com outros materiais, os estabilizando, como associado ao planeta do sistema solar, o qual é constituído principalmente de ferro, as bodas de mercúrio comemoram a durabilidade e força do casal.

70 anos de casamento - Bodas de Vinho

O vinho é uma bebida usada para momentos de celebrações, de alegria, de intimidade do casal, sendo que alguns ficam ainda melhores quando envelhecem. Nessas sete décadas de amor, nada melhor do que comemorar com um bom cálice de vinho.

71 anos de casamento - Bodas de Zinco

Dois usos importantes do zinco é que ele é utilizado para proteger outros materiais da corrosão, além de ser um metal de sacrifício, o qual é empregado para sofrer corrosão no lugar de outro elemento. No relacionamento o casal deve ser o porto seguro um do outro, além de que há sacrifícios que devem ser feitos para a união durar.

72 anos de casamento - Bodas de Aveia

A aveia é um alimento muito nutritivo, cheio de fibras e que traz diversos benefícios para a saúde, da mesma forma que uma relação de tantos anos.

73 anos de casamento - Bodas de Manjerona

A manjerona é uma erva aromática muito utilizada como tempero, assim como o orégano. Ela carrega muitas propriedade benéficas a saúde, como, melhora no humor, no sistema nervoso, na imunidade, é antidepressiva, entre outras coisas. As bodas de manjerona podem ser usadas para festejar a saúde desse relacionamento de anos.

74 anos de casamento - Bodas de Macieira

A macieira produz a maçã, a qual é uma fruta que simboliza vida, amor, paz e conhecimento, tudo que um relacionamento de setenta e quatro anos possui.

75 anos de casamento - Bodas de Brilhante

A lapidação chamada de brilhante é uma das mais conhecidas e bonitas, ela é feita na pedra preciosa diamante para que fique com o aspecto brilhoso e com tantas faces, no total de 58 facetas. Os setenta e cinco anos de união merecem umas bodas tão valiosas.

76 anos de casamento - Bodas de Cipreste

Os ciprestes são árvores gigantescas, além de que possuem propriedades medicinais, ajudando na cicatrização de ferimentos. Um casal com setenta e seis anos de união já atravessou tantos obstáculos e curou tantas feridas juntos.

77 anos de casamento - Bodas de Alfazema

A alfazema, também chamada de lavanda, é uma planta aromática com um cheiro muito agradável, além de ser empregada no tratamento da ansiedade, do nervosismo e até mesmo problemas no estômago. O casal pode celebrar essas bodas com um belo chá de lavanda.

78 anos de casamento - Bodas de Benjoim

O óleo de benjoim, o qual é extraído da árvore benjoeira, proporciona diversos benefícios a saúde, como, o alívio de problemas respiratórios e ajuda no tratamento de inflamações na pele. Assim como ter o seu (sua) parceiro (a) de anos na vida só faz bem a saúde.

79 anos de casamento - Bodas de Café

O café é uma bebida amada mundialmente, que não só traz benefícios a saúde, como também marca momentos e celebrações. Quantas xícaras de café o casal já deve ter bebido juntos nesses setenta e nove anos de união? É hora de celebrar essas memórias!

80 anos de casamento - Bodas de Nogueira ou Carvalho

Tanto a madeira da nogueira quanto do carvalho são resistentes, impermeáveis, de qualidade e duradouras, assim como um casamento de oito décadas.

81 anos de casamento - Bodas de Cacau

O cacau, o qual é o fruto que dá origem ao tão amado chocolate, é de difícil produção e leva tempo para amadurecer e ter uma produção satisfatória. Um casamento de mais de oito décadas é da mesma forma, é preciso cultivo e cuidado para gerar ótimos frutos.

82 anos de casamento - Bodas de Cravo

O cravo é uma especiaria muito utilizada em receitas caseiras, chás, além de ser empregada em produtos cosméticos. Faz muito bem a saúde, da mesmo forma que um casamento de oitenta e dois anos.

83 anos de casamento - Bodas de Begônia

A begônia é uma flor que simboliza beleza, delicadeza, felicidade, além de possuir cores exuberantes. Os oitenta e três anos de casamento devem ser comemorados com muito alto astral.

84 anos de casamento - Bodas de Crisântemo

Também chamada de flor dourada, o crisântemo também traz diversos benefícios a saúde. Ela simboliza felicidade, luz, delicadeza, entre outras coisas. É um símbolo perfeito para se comemorar esses oitenta e quatro anos de casamento.

85 anos de casamento - Bodas de Girassol

O girassol, também chamado de flor solar, especialmente por causa da sua cor amarela, simboliza felicidade, energia e luz, assim como um casamento de oito décadas e meia carrega todas essas características.

86 anos de casamento - Bodas de Hortênsia

A hortênsia é uma flor que simboliza amizade, convívio, devoção e coragem, características que são muito presentes em um relacionamento de longo prazo e com uma durabilidade tão grande.

87 anos de casamento - Bodas de Nogueira

A nogueira é uma árvore gigante, resistente e com vida longa, podendo ser comparada a um casamento de oitenta e sete anos, são quase nove décadas de vivência.

88 anos de casamento - Bodas de Pêra

A pêra é uma fruta que apresenta muitos benefícios para a saúde, super nutritiva, da mesma forma que um casamento tão duradouro conserva memórias super felizes e harmoniosas.

89 anos de casamento - Bodas de Figueira

A figueira é uma planta que simboliza prosperidade, abundância, segurança, imortalidade, entre outras coisas, e pode ser associada aos oitenta e nove anos, que apresenta muita durabilidade e sucesso.

90 anos de casamento - Bodas de Álamo

O álamo está associado ao salgueiro, o qual é uma planta que simboliza equilíbrio, aprendizagem, crescimento e harmonia. Nesses noventa anos, o casal deve celebrar todo o conhecimento adquirido um com o outro e na relação.

91 anos de casamento - Bodas de Pinheiro

O pinheiro é uma árvore que representa força, honestidade, longevidade, além de remeter ao Natal, uma época que simboliza a família. Com mais de nove décadas de casamento, a amizade e amor genuínos são uma certeza.

92 anos de casamento - Bodas de Salgueiro

Nessas bodas, assim como as de álamo, o casal deve festejar a resistência e o equilíbrio desse relacionamento tão longo.

93 anos de casamento - Bodas de Imbuia

Essa árvore é o melhor símbolo para comemorar os noventa e três anos juntos, a Imbuia além de ser grandiosa e esplêndida, pode viver até cerca de 500 anos.

94 anos de casamento - Bodas de Palmeira

A palmeira, especificamente os seus ramos, estão associados às boas-vindas e festividades, principalmente para o cristianismo. Os noventa e quatro anos de união merecem uma grande festa.

95 anos de casamento - Bodas de Sândalo

Assim como os 63 anos de casamento, os 95 anos também podem ser comemorados ao perfume do sândalo, o qual tem um aroma especial.

96 anos de casamento - Bodas de Oliveira

A oliveira é um símbolo da paz e da amizade, da mesma forma que o equilíbrio e companheirismo desses anos todos juntos já estão firmados.

97 anos de casamento - Bodas de Abeto

Os abetos são árvores que simbolizam proteção, equilíbrio e clareza, virtudes importantes que somente um relacionamento duradouro saberá firmar.

98 anos de casamento - Bodas de Pinheiro

Assim como as bodas de 91 anos, as de 98 anos de casamento também são de pinheiro, porque celebrar a força, a honestidade, a longevidade e a amizade do casal nunca é demais.

99 anos de casamento - Bodas de Salgueiro

Essas bodas são para celebrar mais de uma vez, quem sabe até 99 vezes, a resistência e o equilíbrio entre um casal que vive há tanto tempo juntos.

100 anos de casamento - Bodas de Jequitibá

Essa planta foi escolhida para comemorar o centenário de casamento, pois pode ter uma duração de cerca de 3000 anos ou mais, com frutificação ainda ativa. Um casal que está cem anos juntos merece ainda mais longevidade e amor com a família que construíram.

Significado das Bodas de Casamento

A palavra boda vem do latim e significa “voto”, pois os casais que passavam a viver juntos durante o Império Romano deveriam fazer certas promessas diante de testemunhas.

Já a palavra matrimônio é originária de mater, "mãe"; enquanto o vocábulo casamento tem sua raiz etimológica na palavra casa. Daí se pode entender o ditado popular que diz que “quem casa quer casa”.

Seja qual for a cultura, sociedade ou religião, o casamento é celebrado com muita festa, pois representa a passagem da infância para a vida adulta, a responsabilidade de cuidar de um lar e dos filhos que chegarão.

Origem das Bodas de Casamento

A união entre o homem e a mulher com o intuito de formar uma nova família é observada em todas as sociedades. No mundo ocidental, como herdeiro do Império Romano, a cerimônia tinha etapas bem distintas: primeiro o noivado que era um contrato celebrado entre as duas famílias e o casamento em si.

Este era festejado com um banquete e a noiva era levada a casa do noivo, no fim do dia. Para selar o compromisso, bastava um aperto de mão. Mais tarde, o noivo passa a dar um anel à noiva como símbolo de sua união.

O cristianismo pegou todos esses elementos e acrescentou a bênção de um sacerdote como indispensável para a união entre dois indivíduos. Condenou o divórcio e fez da união esponsal um laço indissolúvel.

Após a Reforma Protestante, no século XVI, algumas correntes do cristianismo passaram a aceitar o divórcio, embora os pastores tendam sempre a aconselhar que o melhor é seguir com o casamento.

Com as mudanças dos costumes surgiram várias definições jurídicas para definir a união entre duas pessoas. A mais recente é a admissão que o casamento pode ser celebrado entre duas pessoas do mesmo sexo. Assim, vários países começam a admitir uniões entre pessoas homoafetivas.

Bodas...de tudo!

A festa do casamento não se limitaria ao dia quando foi concretizado. Cada ano tem um significado especial na vida do casal e está associado a um material distinto para simbolizar as etapas dessa trajetória.

O costume de presentear os esposos que chegavam aos 25 anos de casamento com uma cora de prata e os de 50 anos, com uma coroa de ouro, tem origem germânica e se espalhou por todo Ocidente.

Nos países escandinavos, os amigos do casal também recordam os 12 anos e meio do casal, pois é a metade de 25.

Atualmente, cada vez mais casais optam por festejar o dia do casamento com uma pequena festa ou simplesmente a entrega de um presente com o material que simboliza aquele ano.

Leia mais: