Bodas de Diamante

As bodas de diamante são celebradas por aqueles que completam 60 anos de casamento.

Bodas De Diamante

Por que bodas de diamante?

O diamante é o pico da maturidade do cristal. A pedra é considerada um mineral de excelência e é símbolo do poder espiritual invencível e inalterável.

O elemento foi escolhido para nomear as bodas de 60 anos de casamento porque, na altura da ocasião, o casal se encontra no ápice da maturidade tal como a pedra.

Significado do diamante

O diamante é, por excelência, o símbolo da limpidez, da perfeição, da dureza, da clareza, da radiação e da luminosidade. O mineral é considerado "a rainha das pedras".

A dureza do diamante, seu poder de arranhar e de cortar, é enfatizado especialmente no budismo tântrico, onde o vajra (raio e diamante) é o símbolo do poder espiritual invencível e inalterável.

Na alquimia indiana, o diamante está simbolicamente associado à imortalidade.

Na tradição ocidental, o diamante é símbolo da soberania universal, da incorruptibilidade, da realidade absoluta.

É considerado um talismã universal que protege contra todos os males e de todas as enfermidades. Assume-se também que ele tenha o potencial de afastar os maus espíritos e os pesadelos.

Como celebrar as Bodas de Diamante?

Entre os nubentes, um sugestão bastante tradicional é que o casal troque joias elaboradas com a pedra da ocasião, no caso, o diamante.

Outra possibilidade é incrustar um diamante na aliança que já é utilizada regularmente.

Bodas De Diamante

Por ser uma data simbólica tão rara e importante, é muito comum que se realize uma festa para celebrar a união reunindo família, amigos e pessoas que foram importantes para o casal ao longo de tantos anos.

Atualmente no mercado já existe uma série de casas de festas especializadas em celebrar a ocasião.

Se preferir fazer o evento em casa, também é possível encontrar diversos acessórios para a decoração. Não deixe faltar um belo topo de bolo e muitos bem-casados, que retomam a doçura do dia do casamento original.

Bodas De Diamante

Nestas ocasiões, costuma-se revisitar os álbuns de fotos e as lembranças das diferentes fases da vida do casal.

Os familiares e amigos mais próximos, convidados para o evento, podem oferecer presentes personalizados para a data, como, por exemplo, um jogo de louça para chá.

Bodas De Diamante

Origem das comemorações das Bodas

As comemorações das longas uniões começaram na Europa, na região onde atualmente está localizada a Alemanha. A tradição era celebrar os 25 anos de casamento (Bodas de Prata), os 50 anos de casamento (Bodas de Ouro) e os 75 anos de casamento (Bodas de Diamante).

Naquela época, era hábito oferecer de presente uma coroa aos noivos feita dos respectivos materiais (no caso das bodas de prata, o par recebia coroas de prata, por exemplo).

A tradição se expandiu de tal maneira no contexto ocidental que, nos dias de hoje, existem bodas para serem comemoradas em todos os anos de casamento.

Antigamente, as Bodas de Diamante eram apenas celebradas com 75 anos de união, tendo vindo depois a ser alterada para os 60 anos de matrimônio.

Leia também: