Símbolos das Profissões

Você sabia que praticamente todas as profissões têm um símbolo que as representa?

Muitas carreiras inclusive escolheram mais de um símbolo.

Conheça abaixo algumas profissões e os seus respectivos símbolos com as devidas explicações:

1. Símbolo da Enfermagem

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da enfermagem é composto por uma lamparina grega à óleo acesa com uma cruz vermelha e uma cobra sobrepostas.

Enquanto a lamparina representa o caminho, a cobra e a luz sobrepostas simbolizam a ciência. A própria cobra sozinha está relacionada à alquimia e à magia e se relaciona com o renascimento e a cicatrização.

Enquanto o símbolo da enfermagem possui o aspecto acima descrito, o símbolo do técnico e do auxiliar de enfermagem, apesar de receber os mesmo contornos, tem a cobra e a cruz substituídos por uma seringa. A seringa representa justamente a técnica.

Conheça mais sobre o símbolo da enfermagem.

2. Símbolo da Administração

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da administração é composto por setas ou flechas ou triângulos a partir de um quadrado. O quadrado é a base do desenho porque representa o equilíbrio, valor essencial para os administradores.

A ilustração transmite a noção de organização e traduz a ideia daquilo que condensa e expande, representando os valores da profissão. A cor do símbolo - o azul escuro - é característico das atividades humanas criadoras e está ligado à fartura.

3. Símbolo da Contabilidade

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da contabilidade é formado por um bastão (também chamado de caduceu), com duas serpentes entrelaçadas e um elmo alado. A representação faz uma referência à Hermes, uma divindade grega que está relacionada ao comércio, ao lucro e às vendas.

O caduceu propriamente simboliza o poder profissional, as asas do elmo, por sua vez, prometem proteção aos profissionais e as serpentes significam a diligência.

Descubra mais sobre os símbolo da contabilidade.

4. Símbolo da Educação Física

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da educação física é a estátua de Discóbolo de Míron, uma escultura feita pelo grego Míron que traz como protagonista um homem que representa a vitalidade e a energia.

A escultura, com músculos muito bem definidos e segurando um disco, teria sido feita em 455 a.C. e faz uma referência ao vigor dos atletas, por isso representa os profissionais da educação física.

5. Símbolo da Veterinária

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da veterinária é dos poucos que carrega a letra da profissão. O emblema é composto por um Esculápio (ou Bastão de Asclépio) e por uma cobra entrelaçada, sendo contornado pela letra V.

Trata-se de um símbolo bastante parecido com o da medicina, talvez por esse motivo tenha sido acrescentada a letra.

O bastão simboliza o apoio aos pacientes e a autoridade profissional, a cobra, por sua vez, representa a cura ou o renascimento devido à sua mudança de pele.

Aprenda mais sobre o símbolo da veterinária.

6. Símbolo do Serviço Social

Simbolos Das Profissoes

O símbolo do serviço social reúne o desejo de justiça (representado pela balança) com a vontade de acolhimento e solidariedade (ilustrado pela tocha).

Enquanto a balança pretende refletir o desejo de equilibrar elementos distintos, a tocha traduz o calor humano, essencial para os profissionais do serviço social.

Outro símbolo vinculado à profissão é a estrela dos Reis Magos, que também transmite a caridade e a fraternidade.

7. Símbolo da Biologia

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da biologia está entre as representações mais complexas das profissões. De modo genérico, é possível afirmar que a imagem é a de um espermatozoide que fecunda um óvulo, embora a esfera também possa ser lida como o nosso planeta.

No entanto, há vários pequenos símbolos dentro da imagem maior. A cauda do espermatozoide, por exemplo, carrega a espiral do DNA. As folhas, por sua vez, são uma representação da natureza e a espiral do lado direito faz referência ao caracol.

Desvende mais detalhes sobre o símbolo da biologia.

8. Símbolo da Radiologia

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da radiologia é uma mistura de símbolos usados na medicina (o bastão e a cobra) com a representação da radioatividade.

Dentro do círculo amarelo está presente uma engrenagem (que simboliza a indústria) e no seu interior encontra-se o símbolo internacional da radioatividade (o trifólio).

O ano presente na imagem (1985) é o ano em que a profissão foi regulamentada.

9. Símbolo da Medicina

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da medicina é o Esculápio (ou Bastão de Asclépio), isto é, um bastão com uma cobra entrelaçada.

Asclépio, que dá nome ao símbolo, pertencia à mitologia grega e era considerado o Deus da cicatrização sendo conhecido como aquele capaz de curar todas as doenças. A cobra, por sua vez, devido a sua capacidade de trocar de pele, é o símbolo da regeneração e do renascimento.

Descubra mais sobre a história do símbolo da medicina.

10. Símbolo do Direito

Simbolos Das Profissoes

A balança é o símbolo do direito, que remete à ideia da justiça, da igualdade e do equilíbrio.

Osíris, o deus da morte, costumava pesar a alma dos mortos para então decidir o destino futuro daqueles que se foram. No cristianismo e no islamismo também as balanças aparecem como forma de medir as boas e as más pessoas e ações na terra.

11. Símbolo da Pedagogia

Simbolos Das Profissoes

Embora muita gente acredite que o símbolo da pedagogia seja a coruja, na verdade o símbolo oficial dos pedagogos é uma sobreposição de um caduceu de Hermes com uma flor de lis. O caduceu é um bastão com duas asas entrelaçado com duas serpentes.

As serpentes representam a sabedoria enquanto o bastão é considerado o poder e a autoridade do profissional. As asas podem ser lidas como sinônimo de liberdade, agilidade e disponibilidade, características importantes para um pedagogo.

A flor de lis, por sua vez, é tida como a representação do espírito nobre e da orientação.

Saiba mais sobre a simbologia da Coruja.

12. Símbolo da Psicologia

Simbolos Das Profissoes

O tridente é o símbolo da psicologia porque se assemelha à vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada "psi". O tridente também pode ser explicado porque reúne as três correntes psicológicas mais importantes (o comportamentalismo, o humanismo e a psicanálise).

A teoria de Freud também está baseada em um tripé. Segundo o fundador da psicanálise, somos regidos por uma tríade de forças: o id (inconsciente), o ego (pré consciente) e o super ego (consciente).

O número três - representado pelo tripé - também pode estar relacionado às três pulsões humanas: a sexualidade, a espiritualidade e a auto conservação.

Leia mais sobre o Símbolo da Psicologia.

13. Símbolo da Arquitetura

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da arquitetura é composto por duas ferramentas de trabalho essenciais do arquiteto: o compasso e o esquadro. Entre os dois elementos encontra-se posicionada a letra G, que simboliza a geometria.

O compasso é considerado uma representação do olho de Deus e alude à inteligência divina ao serviço do homem. Já o esquadro, diz respeito aos conhecimentos terrestres e humanos e a ação do homem sobre a natureza.

Desvende mais sobre o símbolo da arquitetura.

14. Símbolo da Engenharia

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da engenharia é uma engrenagem emoldurando uma imagem da deusa Minerva. A deusa romana Minerva (ou Atena para os gregos) era conhecida como a representante da aprendizagem e da sabedoria.

Já a engrenagem é o símbolo da construção e da indústria. A representação acima costuma ser usada em diversos ramos da engenharia, embora cada especialidade acrescenta elementos específicos da sua área.

Conheça um pouco mais a história do símbolo da engenharia.

15. Símbolo da Farmácia

Simbolos Das Profissoes

O curso de Farmácia carrega como símbolo uma taça envolta por uma cobra. Enquanto a taça costuma ser lida como a cura, a cobra (ou a serpente) possuem uma simbologia relacionada ao renascimento e a regeneração.

A cobra envolta em um bastão é o símbolo de Asclépio, um centauro que tinha a capacidade de curar. Essa imagem é utilizada também no curso de Medicina.

Zeus, que era considerado o maior dos deuses, não se conformou com o poder de Asclépio e mandou matá-lo. No entanto, Asclépio deixou uma filha, Hígia, que assumiu o legado do pai e fora considerada deusa da saúde e da higiene. Ao seu símbolo, que era a taça, foi somado a serpente após a morte do pai.

O símbolo da farmácia deriva, portanto, da junção de dois símbolos: a cobra de Asclépio e a taça de Hígia.

16. Símbolo da Fisioterapia

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da fisioterapia é composto por duas cobras verdes entrelaçadas em um raio dourado.

As serpentes representam a sabedoria, o conhecimento, a capacidade de regeneração e de rejuvenescimento.

As cobras também estão presentes em outros símbolos da área da saúde como a medicina, a veterinária e a enfermagem.

Já o raio amarelo, representa as forças do inconsciente, uma manifestação do divino e do sagrado.

17. Símbolo da Agronomia

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da agronomia é composto por uma engrenagem peculiar, montada a partir de seis letras A. As letras se referem ao seguinte:

  • Associação
  • Agronomia
  • Agrônomo
  • Agricultura
  • Agropecuária
  • Agroindústria

A engrenagem também traduz a ideia de movimento, de dinamismo e de renovação.

18. Símbolo da Biomedicina

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da biomedicina condensa representações caras às áreas da Biologia e da Medicina. O contorno a volta faz uma referência à cadeia de DNA.

A cruz verde representa a vida, enquanto o microscópio alude ao conhecimento biológico. É interessante observar que o símbolo da Biomedicina é completamente diferente das áreas que a compõe (a Biologia e a Medicina).

19. Símbolo da Odontologia

Simbolos Das Profissoes

O símbolo da odontologia é o bastão de Asclépio inserido dentro de um círculo.

Asclépio foi, na mitologia grega, um centauro que possuía a capacidade de curar. Ele aprendeu tudo o que sabia através do centauro Quíron e acabou por despertar a ira de Zeus, que tinha inveja da capacidade regeneradora de Asclépio.

O símbolo de Asclépio é bastante utilizado em diversas áreas da saúde como a Medicina, a Fisioterapia e a Veterinária.

Veja também: