Símbolo da Arquitetura

Simbolo ArquiteturaO Símbolo da Arquitetura é constituído de dois elementos principais que se conjugam. De um lado, um esquadro, e de outro, um compasso, formando uma espécie de retângulo. Tanto um como o outro, simbolizam a Céu e a Terra.

O compasso é posicionado de modo a representar o seu traçado circular, remetendo à abóbada celeste, já o esquadro simboliza as coisas fixas da Terra.

O compasso simboliza a construção da perfeição, pois ele serve para desenhar a figura mais perfeita de todas, que é o círculo. Além disso, simboliza a justiça e a precisão.

O compasso simboliza também o olho de Deus, que vive dentro do coração e do espírito humano. Representa, portanto, a inteligência divina ao serviço do homem.

O esquadro representa os conhecimentos terrestres e humanos e os alicerces da vida. O esquadro simboliza, assim, a ação material do homem sobre a natureza.

No campo da Arquitetura, o esquadro é usado para traçar as bases do trabalho, pois uma obra não se inicia pelo telhado. Ou seja, o esquadro confere o suporte para aquilo que o compasso vai criar.

A união entre esquadro e compasso remete à cosmogonia e aos mistérios entre o terrestre e o celeste.

A letra G, que aparece no meio do emblema, simboliza a geometria e a ordem do cosmo, remetendo a um nível de consciência, conhecimento e racionalização elevado.

No anel de formatura do arquiteto há uma safira azul, que simboliza a pedra celeste. O azul simboliza todas as atividades criadoras.

O Dia do Arquiteto é comemorado em 15 de dezembro.

Veja também Símbolos da Maçonaria e Símbolo da Administração.