O Símbolo do Karma ou Nó do Infinito é uma figura composta por linhas retas e entrelaçadas, as quais não possuem nem começo e nem fim.
Faz parte dos oito símbolos auspiciosos do budismo, principalmente o tibetano, simbolizando a infinita sabedoria e compaixão de Buda, além de ter conexão com o sentido de causa e efeito.
O Nó do Infinito, também chamado de ‘’Nó sem fim’’ ou ‘’Nó Glorioso’’, integra a iconografia indiana, tendo sido criado para identificar um dos vários ensinamentos de Buda. É bastante popular em países como o Tibete, o Nepal e a China, podendo mudar de significado em cada país.
Ele também é considerado o Símbolo do Karma, pois este nome provém de uma antiga língua indiana, o sânscrito, e significa ação. O budismo, o hinduísmo e o jainismo se baseiam na crença de que toda ação terá a sua reação. O indivíduo colhe o que ele planta.
A religião budista acredita no renascimento, ou seja, que a vida é um ciclo infinito, onde se morre e se renasce, por conta disso este símbolo representa o caráter ilusório do tempo, que é permanente.
Ele também simboliza os fenômenos da vida, que são interdependentes, participando de um ciclo cármico.
O Símbolo do Karma e o conceito de Samsara
Samsara é um conceito do budismo que significa ''a roda ou ciclo da existência'', possuindo relação direta com o Nó do Infinito.
Segundo as teorias budistas cada indivíduo passa pelo ciclo infinito e contínuo de nascimento e morte, vagando pelos seis reinos da existência.
Dependendo de como a pessoa tenha agido na vida presente, se foram ações positivas ou negativas, afetará intimamente no seu renascimento e vida posterior. A forma como o ser humano age terá consequências na sua própria vivência.
Tatuagem do Símbolo do Karma
Muitas pessoas são adeptas à religiões do oriente, principalmente ao budismo. Por conta disso, querem marcar de alguma forma os ensinamentos e crenças que significam muito para elas, optando por fazer uma tatuagem.
As tatuagens do Símbolo do Karma podem querer simbolizar o princípio de que toda ação tem a sua reação.
Confira outros artigos abaixo: