Árvore da Vida

A Árvore da Vida é um símbolo sagrado da criação, fecundidade e imortalidade. Ela representa a ligação entre céu, terra e submundo.

Sua folhas crescem em direção ao céu, enquanto o seu tronco relaciona-se com a terra. Suas raízes, por fim, encontram-se no submundo.

Arvore Da Vida

Ela está presente na maior parte das culturas, por isso carrega diversos e diferentes simbolismos. A Árvore da Vida dos assírios é a mais conhecida entre todas as árvores sagradas e está associada à Ishtar, deusa da fertilidade e da destruição (a divindade mais importante da Mesopotâmia).

É da árvore desse povo da Mesopotâmia que surge a Árvore da Vida Cabalística, a árvore dos babilônios, dos egípcios e da civilização islâmica. É dela que evolui também a Árvore do Paraíso que consta na Bíblia, também conhecida como Árvore do Gênesis.

Árvore Sefirótica

A Árvore da Vida Sefirótica é símbolo judeu do pensamento cabalístico.

Nela constam 10 esferas ligadas entre si. Elas representam os atributos criados por Deus, os quais fazem parte do caminho que deve ser seguido para a busca da evolução espiritual.

O símbolo pode ser encontrado na posição invertida, ou seja, com as raízes viradas para o céu. Essa inversão é vista como uma forma de acessar outros mundos.

A Árvore da Vida na cabala também pode ser representada pela palma, ou ramo, que é um símbolo judaico.

Árvore da Vida Celta

Chamada de Crann Bethadh, a árvore da vida celta é um símbolo sagrado, representando harmonia e equilíbrio.

Os druidas acreditavam que as árvores possuíam poderes, sendo uma espécie de elo entre a Terra e os outros mundos, pois proporcionavam comida e abrigo para os seres humanos e animais.

Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento na Bíblia

A árvore da vida não tem significado abrangente na Bíblia, às vezes chega a ser confundida com a árvore do conhecimento, porém, na maioria das vezes, ela é representada como a árvore acessível aos seres humanos, com bons frutos.

Já a árvore do conhecimento do bem e do mal foi proibida por Deus, ela representa a dualidade e o conhecimento proibido, seria ao comer os seus frutos que os seres humanos iriam adquirir sabedoria, consciência sobre assuntos, como, moralidade e sexualidade, entre outros.

Arvore Da Vida
Pintura do Paraíso com Adão, Eva e a Árvore do Conhecimento, feita por Lucas Cranach the Elder

“Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali co­locou o homem que formara. Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” (Gênesis 2:8-9)

Árvore da Sabedoria no Budismo

Com o nome de Árvore Bodhi, ela é considerada a árvore da vida, da sabedoria e da iluminação no budismo.

Tem a forma de uma figueira e foi sob ela que Buda alcançou a iluminação, sendo um símbolo sagrado também.

Veja o conteúdo Símbolos Budistas.

Árvore da Vida Nórdica

Arvore Da Vida

Chamada de Yggdrasil, essa árvore da vida viking é mostrada como um freixo gigante que conecta o mundo dos deuses, dos humanos e o submundo.

É importante que ela seja preservada para que o cosmo esteja em equilíbrio e harmonia.

Confira mais sobre os Símbolos Nórdicos.

Tatuagem de Árvore da Vida

Arvore Da Vida
Tatuagens feitas por @danielelugli e @marcusrotten
Arvore Da Vida
Tatuagens feitas por @classictattoocle e @reostattoos
Arvore Da Vida
Tatuagens feitas por @adri.tattoostudio e @black_memories_tattoo

No que respeita às tatuagens de Árvore da Vida, a imagem com o estilo dos contornos celtas é a mais escolhida.

Para os celtas, as árvores possuíam alma. Isso porque esse povo seguia o animismo - crença de que todas as coisas que existem têm alma.

Conheça os Símbolos Celtas e as Simbologias de outras Árvores.