Símbolos de Natal

Há muitos símbolos associados ao Natal, dia em que se comemora o nascimento de Jesus. O significado de cada um desses símbolos carrega um sentimento de alegria e de esperança.

Papai Noel

Papai Noel

O Papai Noel é retratado como um velhinho gordo, com barbas e cabelos brancos, roupa vermelha e branca e, nas costas, um saco de presentes.

Sua figura baseia-se em São Nicolau Taumaturgo, bispo de Mira.

São Nicolau é um santo popular e padroeiro da Noruega, da Rússia e da Grécia. Acredita-se que viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, onde saía com um saco cheio de ouro e lançava moedas pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas.

Velas de Natal

Vela de Natal

A luz emanada das velas de Natal, simbolizam a luz de Jesus Cristo que ilumina os caminhos da vida.

Muito usada antes da chegada da luz elétrica, as velas estavam associadas à luz divina e ao espírito divino.

Presépio

Presépio

O presépio corresponde à cena de natividade, ou seja, o nascimento do menino Jesus num estábulo.

Fazem parte do presépio: a manjedoura com o menino Jesus, sua mãe Maria, seu pai José, os três reis magos, os pastores e animais como vaca, burro e ovelhas.

Estrela de Natal

Estrela de Natal

Importante símbolo do Natal, a estrela guiou os três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchíor) até ao local do nascimento do menino Jesus. Com eles, levaram ouro, incenso e mirra para presentear Jesus.

A estrela é um símbolo que fica no topo das árvores de Natal na medida em que simboliza tanto o objeto norteador dos reis magos, como o próprio Cristo. Isso porque Cristo é o símbolo da verdade e da vida, ou seja, a "estrela guia da humanidade".

Árvore de Natal

Árvore de Natal

O costume de enfeitar a árvore de Natal remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno.

Na tradição cristã, a árvore de Natal simboliza a vida, a paz, a esperança e suas luzes simbolizam as estrelas, o Sol e a Lua.

Sinos de Natal

Sinos de Natal

Os sinos marcam o som dos céus. Por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal anunciam o nascimento do Menino Jesus, o Salvador.

Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era, uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, que veio salvar a humanidade de seus pecados.

Ceia de Natal

Ceia de Natal

A ceia de Natal simboliza o banquete eterno e a união da família.

Tem origem na Europa a partir do costume do povo europeu de receber pessoas na noite de Natal para confraternização.