Tatuagens de Animais: 16 sugestões e suas simbologias

Nota-se que os animais sempre tiveram um papel fundamental na sociedade, desde manter o equilíbrio no ecossistema até participar de guerras e estar presente na evolução do ser humano, lembra das pinturas de animais nas cavernas pré-históricas?

Cada cultura e sociedade em formação deu um significado ou simbolismo para os animais que conviveram, baseado em suas características e no que eles proporcionavam para cada uma.

Por conta dessa relação íntima, as pessoas adoram tatuar animais, principalmente por causa das suas simbologias. Pensando nisso, nós separamos 16 animais incríveis e belos para servir de inspiração para a sua próxima tatuagem.

1. Leão

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

O animal que é mais comumente usado para tatuagens é o leão. Ele é desenhado de diversas formas: mais realística ou geométrica, com cores ou em formato tribal, mais espiritual ou feroz, entre outras.

Tanto homens quanto mulheres adoram tatuá-lo, escolhendo o braço, as costas, a mão ou a coxa.

O leão é o rei da selva, um animal solar, que simboliza o poder, a sabedoria, o orgulho, a juventude, a ressurreição, a segurança, a proteção e a justiça.

É retratado em diversas culturas e as pessoas que o tatuam podem querer passar a ideia de liderança, coragem e nobreza.

2. Lobo

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Esse animal é usado principalmente em tatuagens com um caráter mais místico e espiritual. Pode vir acompanhado de elementos da natureza ou geométricos, como a lua, árvores, triângulos e flechas.

O lobo é um ser exuberante que simboliza inteligência, sociabilidade e compaixão, além de ser considerado um guia espiritual para o xamanismo em algumas situações.

As pessoas que o tatuam podem querer transmitir o sentido de comunidade e união, já que os lobos vivem em grupos.

3. Elefante

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

O elefante é o maior mamífero terrestre do planeta e apesar de ser grande e pesado, não é um animal agressivo.

Ele tem uma correlação muito grande com o budismo e hinduísmo, por isso muitas vezes é tatuado com atributos dessa religião, inspirado no Deus Hindu Ganesha. Também há tatuagens mais minimalistas e carinhosas.

Esse animal é símbolo de boa sorte, representando também sabedoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, memória, longevidade e poder.

As pessoas que o tatuam podem querer passar a ideia de espiritualidade, sabedoria e companheirismo.

Confira Símbolos Budistas e Símbolos do Hinduísmo.

4. Cavalo

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Esse animal acompanhou o homem ao decorrer da história em diversas áreas, principalmente econômica e militar. Por conta disso ele está presente em diversas culturas.

O cavalo simboliza poder, riqueza, liberdade, virilidade, sexualidade, força, velocidade, espiritualidade e beleza. Ele é tatuado de diversas formas, principalmente mais realística.

Nos dias atuais ele tem mais correlação com a liberdade, pois andar a cavalo pode trazer o sentimento de soltar as amarras e viajar para onde quiser.

5. Coruja

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

A coruja é um animal que foi adorado por diversas culturas ao decorrer da história, principalmente por ser ligada ao místico e ser um símbolo de sabedoria.

É a rainha da noite e normalmente é tatuada com características mais agressivas, místicas ou carinhosas.

Ela simboliza a sabedoria, a inteligência, o mistério e o misticismo. As pessoas que tatuam a coruja podem querer expressar a ideia de conhecimento e espiritualidade.

6. Águia

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Essa ave de rapina é muito utilizada em tatuagens, principalmente masculinas, as quais exibem a sua imponência, grandiosidade e beleza.

A águia é considerada a rainha das outras aves e simboliza poder, força, autoridade, vitória e proteção espiritual. Possui a visão e a audição excelentes, além de apresentar uma ótima expectativa de vida.

Ela também é considerada uma mensageira divina e mística. As pessoas que a tatuam podem querer transmitir uma ideia de poder, beleza e majestosidade.

7. Urso

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Os ursos são animais diversos, de porte grande e solitários. As espécies mais tatuadas são o urso-pardo e o urso-polar.

Simbolizam força, destreza, ferocidade e são considerados animais que defendem a família a todo custo. Por conta disso as tatuagens de urso podem demonstrar a sua característica mais feroz ou seu aspecto familiar.

São animais muito ligados à natureza também, por conta disso as pessoas que o tatuam podem querer expressar essa ideia.

8. Gato

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Um dos principais animais amados pelos seres humanos não poderia faltar nessa lista, as pessoas adoram tatuar gatos. É um animal de personalidade independente e inteligência acima da média, que era adorado desde o Egito Antigo.

Ele simboliza independência, sabedoria, sensualidade, sagacidade e equilíbrio. São tatuados principalmente por mulheres, retratando aspectos místicos e delicados.

As pessoas que o tatuam podem possuir um apreço muito grande pelo animal ou querer expressar o amor livre que esse bichano carrega consigo.

9. Cão

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

O melhor amigo do homem e da mulher não poderia jamais faltar nessa lista. Quem não ama cães? Eles simbolizam lealdade, fidelidade, amor e carinho para a maioria das pessoas.

No que diz respeito às culturas, possuem significados variados, tanto benéficos quanto maléficos. Normalmente as pessoas tatuam o próprio cão ou a pata deles, que pode vir acompanhado de corações ou de alguma palavra carinhosa.

Quem tatua um cão, normalmente quer expressar gratidão ao animal ou demonstrar afeto.

10. Raposa

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

A maioria das tatuagens de raposa exalam feminilidade. Muitas possuem belas cores, outras são geométricas e de aquarela, algumas carregam elementos da natureza como flores.

A raposa simboliza astúcia, esperteza, sagacidade, ao mesmo tempo que pode representar traição e deslealdade.

É um belo animal que está difundido na literatura e no cinema, como por exemplo a personagem Renamon do desenho Digimon.

As pessoas que tatuam uma raposa podem querer expressar uma ideia de beleza, feminilidade e inteligência.

11. Tartaruga

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Esse animal tem uma enorme ligação com a natureza e com a espiritualidade. Simboliza conhecimento, concentração e sabedoria. Pode ser tatuado de diversas formas, com elementos tribais ou da natureza e até mesmo com o símbolo do Yin Yang.

A tartaruga é representada em algumas histórias como um símbolo de paciência e perseverança, é dando um passo de cada vez que se alcança o que se quer.

Quem faz uma tatuagem de tartaruga pode querer expressar uma ideia de equilíbrio, harmonia e paciência.

12. Coelho

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

O coelho é um animal que está presente em diversas áreas, como, a literária e a mitológica, além de possuir simbologias em diversas culturas. Um dos coelhos mais famosos é o Coelho Branco do livro "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas’’ de Lewis Carroll.

Ele é tatuado de diversas maneiras, sendo mais realístico e com elementos naturais, como flores, ou místicos.

Esse animal simboliza fertilidade, abundância, prosperidade, inocência, juventude, astúcia e inteligência. As pessoas que o tatuam podem querer passar a ideia de sabedoria e de misticismo que o coelho possui.

13. Veado

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Um dos animais mais belos do mundo é o veado ou cervo. Seus chifres são magníficos, com capacidade de se regenerar, além da sua rapidez.

Ele é muitas vezes tatuado de forma mística, com formas geométricas ou elementos naturais, até mesmo por simbolizar a conexão dos humanos com os deuses. É símbolo de superioridade espiritual, regeneração, gentileza, suavidade, graça, intuição, bondade, fertilidade e paz.

As pessoas que o tatuam podem querer expressar ou demonstrar a ligação com o divino, com o sagrado, além da graciosidade que esse animal apresenta.

14. Serpente

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

A serpente é um réptil muito temido por diversas pessoas, principalmente por conta de ser um animal traiçoeiro e por possuir veneno, porém, em culturas diversas ela é um símbolo de rejuvenescimento, renovação, vida, eternidade e sabedoria.

A serpente é tatuada principalmente de forma realística, mostrando sua língua bifurcada muitas vezes. A Naja, que é uma espécie bastante venenosa, também ganha forma em tatuagens.

As pessoas que tatuam uma serpente podem querer expressar diferentes sentidos, o aspecto da renovação, pelo fato desse réptil trocar de pele ou mesmo sensualidade e erotismo, através dos conceitos da psicanálise.

15. Andorinha

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Essa ave é super adorada pelos amantes de tatuagens, pode vir desenhada de forma realística, em aquarela, com corações e até mesmo uma linha com várias andorinhas voando.

É um animal de porte pequeno, muito bonito e que foi um dos primeiros a aparecer em tatuagens. O estilo é chamado de Old School e apareceu em meados do século XX, a tatuagem de andorinha costumava ser feita por marinheiros.

Ela simboliza esperança, boa sorte, amor, fertilidade, luz, ressurreição, pureza, primavera, metamorfose e renovação. Só sentimentos bons, não é mesmo? Por conta disso é a queridinha de tantas pessoas.

16. Peixe

Tatuagens De Animais 16 Sugestoes E Suas Simbologias

Os peixes são o grupo de vertebrados mais diversificado, por conta disso existem tatuagens de peixes diferentes, mas o preferido das pessoas é a carpa.

A carpa é um símbolo oriental de honra e persistência, por conta de nadar contra a corrente, ou seja, superar suas dificuldades e se manter firme.

Já o simbolismo do peixe em si está atrelado ao cristianismo, representando a vida e antes do surgimento dessa religião simbolizava fertilidade. Até os dias de hoje, esse ser aquático é utilizado como um amuleto de proteção.

Leia mais: