Cão

Cao

Em diversas mitologias, o cão está associado aos impérios subterrâneos e invisíveis e possui um significado simbólico relacionado à morte e ao inferno.

O cão também é símbolo de lealdade, pois é guardião e protetor, tanto na vida quanto na morte. Ele guia o homem na escuridão da noite e da morte, fazendo um papel de intercessor entre os mundos.

Assim, o simbolismo do cachorro carrega ambivalências. Por um lado ele é benéfico, pois é o companheiro mais fiel do homem, que desempenha o papel de guarda e vigia da sua morada. Por outro lado, o cão é maléfico e tem o seu significado aproximado ao do lobo, sendo um animal impuro e diabólico.

Várias são as figuras mitológicas representadas por um cão e que serviram de guia das almas ao longo de toda a história da cultura ocidental. Cérbero, Anúbis e Hermes, são exemplos.

Na iconografia egípcia, o cão é o guardião das portas sagradas e tem como missão aprisionar e destruir os inimigos da luz. A relação entre o cão e o inferno é recorrente em diferentes culturas, seja como um visitante, um mensageiro, ou um guardião.

Nas antigas tradições mexicanas, o cão era criado durante a vida especialmente para acompanhar e guiar o seu dono no mundo dos mortos. Era comum sacrificar os cães e sepultá-los junto com os seus donos, para que os ajudassem a fazer a longa viagem até a morada eterna dos mortos. Por isso, de modo frequente, o cão tem um simbolismo noturno, mas também diurno.

Em muitas mitologias ancestrais, o cão aparece associado ao fogo, como aquele que roubou o segredo do fogo ou descobriu-o e revelou aos humanos. O simbolismo do cão representa um conhecimento da vida humana e do além vida.

Muitas vezes ele é também associado à imagem de um herói civilizador, um conquistador do fogo, aquele que fortalece o seu simbolismo com um teor sexual e libidinoso.

A voracidade canina associa-se à voracidade sexual do homem, em sua força instintiva. Assim, o cão frequentemente aparece associado ao fogo e à sexualidade, como um símbolo de potência sexual.

Conheça a simbologia de outros mamíferos: