O gato é um animal que simboliza a independência, a sabedoria, a sensualidade, a sagacidade, o equilíbrio. Além disso, esse animal místico representa a fusão do espiritual e do físico e seu simbolismo é muito diverso, oscilando entre as tendências benéficas e maléficas.
O Misticismo egípcio
Não somente os gatos, mas os felinos em geral, desde a antiguidade egípcia, são animais adorados como deuses, uma vez que para eles, o gato representava a personificação da deusa da fertilidade, Bastet.
Dessa forma, os gatos eram considerados encarnações da deusa e, por isso, eram reverenciados. Durante a vida recebiam cuidados especiais, quando morriam eram mumificados e enterrados num local específico.
Além dos egípcios, o gato é reverenciado nas culturas birmanesa, celta, persa e nórdica, sendo que em todas há referência desse animal associado aos deuses mitológicos.
Que tal conhecer mais Símbolos Egípcios?
Espiritualidade
Da mesma maneira, os primeiros cristãos reverenciavam o gato, porém na Idade Média esse animal foi brutalmente perseguido pois associava-se com as magias e feitiçarias realizadas pelas bruxas que igualmente eram perseguidas e queimadas na fogueira.
Já no budismo, encontramos as características maléficas e benéficas do gato, uma vez que os primeiros budistas os reverenciavam por sua sabedoria e capacidade de concentração, essencial para a meditação. Entretanto, o gato não se comoveu com a morte de Buda, representando, dessa maneira, a frieza e dissimulação desse animal.
Gato japonês
No Japão, a despeito do Maneki Neko - a escultura de um gato com a pata levantada, conhecido como Gato da Sorte - esse felino é visto como um animal de mau augúrio.
Sonhar com gato
Os sonhos com gatos vão geralmente ao encontro da simbologia negativa que esse animal carrega. Popularmente é dito que se o gato aparece sendo expulso de algum lugar isso é um prenúncio de que algo bom irá acontecer, uma vez que o “mal” está sendo mandado embora.
Tatuagem
O significado da tatuagem de gatos varia de acordo com as pessoas que optam pela imagem do felino. Em geral, os gatos são preferências femininas e visam mostrar a sensualidade e a liberdade.
Gato Preto
Foi no século XV que o papa Inocêncio VIII incluiu os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição. Desde então, para os cristãos, o gato preto simboliza o azar, o demônio, mau augúrio e, inúmeras vezes, foi considerado a personificação do demônio associado às magias e bruxarias, uma vez que eram animais de estimação das bruxas, considerados prendas do Diabo.
Com hábitos noturnos, são animais associados à Lua, às criaturas da noite, que simbolizam a obscuridade, o azar, a morte.
Até hoje, muitas culturas preservam a imagem malévola dos gatos pretos. Na tradição popular, cruzar com um gato preto, lhe trará muitos anos de azar.
Conheça também o significado de pantera.