Tartaruga

TartarugaO significado da tartaruga é similar ao do dragão e do crocodilo e se refere ao mesmo tempo ao masculino e feminino, ao humano e ao cósmico, estendendo-se a todas as regiões do imaginário.

A carapaça da tartaruga, redonda na parte superior e achatada na parte inferior, remete a uma representação do universo, céu e terra.

As patas curtas da tartaruga e a sua massa revelam a sua força e obstinação. As quatro patas plantadas firmemente no chão, assim como as patas do crocodilo, representam quatro colunas do templo sagrado e sustentam o universo.

A simbologia da tartaruga, como suporte do mundo e garantia de estabilidade, remete a uma identificação com divindades, tanto no Oriente como no Ocidente.

Seguindo o pensamento mítico, a tartaruga está naturalmente ligada ao universo ctoniano, que diz respeito às cavidades terrestres e ao inferno, bem como celeste. Entre a cúpula e a superfície plana da carapaça da tartaruga, ela é como uma mediadora entre o céu e a terra. Por isso, para algumas culturas, a tartaruga possui poderes adivinhatórios.

No plano antropocêntrico, a tartaruga representa tanto o masculino como o feminino. O movimento de saída da cabeça da carapaça foi observado pelos chineses como uma semelhança com a ereção fálica. Já para alguns povos primitivos ocidentais, a tartaruga representa uma vagina.

A tartaruga é, também, símbolo de conhecimento, concentração e sabedoria. Quando a tartaruga se recolhe completamente para dentro da carapaça, ela volta ao seu estado primordial e isola os seus sentidos dos objetos sensíveis do mundo e alcança concentração e sabedoria sólidas.

Leia também a simbologia do Dragão.