Jacaré

JacareO significado de jacaré é similar ao do crocodilo. O jacaré simboliza o senhor das águas primordiais; é uma figura divina, noturna e lunar. O jacaré possui a voracidade da noite, que diariamente devora o Sol do dia, e representa o ciclo simbólico dos renascimentos. A força do jacaré é inelutável, como é inevitável que a noite tome o dia e a morte, a vida, da mesma forma como esta cadeia simbólica se repete.

Na tradição chinesa, o jacaré é o criador do tambor e do canto, ele possui o poder de controlar o ritmo e a harmonia do mundo e da vida.

Pela sua natureza, esse animal está intrinsecamente ligado à água, mas também transita pela terra, por isso ocupa uma posição intermediária entre os elementos terra e água.

Em algumas mitologias, como na egípcia, o jacaré é o símbolo da morte e das trevas. A cauda do jacaré representa as trevas, a sua goela a morte, e os seus olhos o Sol. Já para os povos Astecas, o mundo nasceu de um jacaré que vivia num mar das águas originais.

O jacaré simboliza também abundância, força e fecundidade. O seu simbolismo está também associado ao do dragão, e traz em si contradições fundamentais. O jacaré carrega os mistérios da vida e da morte, e a luz dos conhecimentos ocultos eclipsada.

Ver também significado do Dragão.