O camaleão simboliza mudança, flexibilidade, capacidade de adaptação e evolução pessoal. A simbologia do camaleão passa da ordem ética e psicológica para a ordem cósmica, indicando o deslocamento dos centros de interesse e observação.
Simbologias de camaleão
O camaleão é um tipo de lagarto que tem a a habilidade especial de mudar de cor para se camuflar em seu meio ambiente e se proteger dos predadores. O camaleão possui também um língua longa e rápida e dois olhos que se movem de modo independente um do outro.
O nome camaleão deriva do grego Chamai (no chão) e Leon (leão), significando leão do chão.
De acordo com a tradição, o camaleão surgiu quando a Terra ainda não tinha se separado das suas águas primordiais, sendo uma dos primeiros seres a povoar a Terra.
De acordo com a tradição, o camaleão foi encarregado de informar aos deuses de que o homem seria imortal. No entanto, o seu lento caminhar e a sua aparente preguiça, fizeram-no chegar depois do lagarto, que levava a palavra de morte dos homens. Assim, o caminhar do camaleão representa a preguiça e leviandade que fez o homem um mortal. O camaleão carrega em si a bipolaridade diurna e noturna, e reúne poderes e fracassos.
A palavra camaleão é comumente usada para se referir a pessoas que passam por alterações frequentes de humor, de comportamento ou de opinião, podendo ser caracterizadas como volúveis ou maleáveis. O termo pode ter um sentido pejorativo, mas também positivo ao conotar flexibilidade ou, no caso dos atores, da boa capacidade de interpretar e "vestir uma nova pele".