O demônio representa seres divinos ou com alguma similaridade com os deuses devido aos seus poderes. O demônio pode simbolizar tanto seres inferiores e maléficos, como também o destino mortal do homem e a identificação com a vontade divina.
Mas há uma outra interpretação, segundo a qual os demônios são as almas de intermediários entre os deuses mortais e os homens vivos. Essas almas seriam gênios que acompanhariam cada um dos homens na terra, sendo uma espécie de conselheiro secreto, que desperta a intuição ou uma inspiração interior dos homens.
Simbologias de demônio
De modo genérico, o demônio simboliza um anjo mau, um anjo caído, ou um espírito que coloca os homens em tentação, com o objetivo de os fazerem pecar.
O demônio simboliza a ligação do homem com uma consciência superior, espontânea e não racional, como uma iluminação que leva ao rompimento das regras habituais da razão, em nome da ordem do conhecimento e também dos destino.
Em algumas culturas, o demônio faz as vezes do anjo da guarda, mas age para o bem e para o mal. Os demônios seriam, assim, seres invisíveis, inumeráveis, mas distintos.
De acordo com a crença cristã, o demônio é um anjo que se rebelou contra Deus e traiu a sua natureza, mas que não é essencialmente Mau, pois procede do Bem.
Veja também a simbologia de Baphomet e 666: o Número da Besta.