Os duendes são seres mitológicos considerados os espíritos da natureza, provavelmente sua figura é originária nas lendas dos povos que viviam na península ibérica. Figura singular, descrito como seres diminutos, curiosos, velozes e com capacidades mágicas, os duendes estão presente em muitas culturas populares, principalmente nas lendas nórdicas e germânicas, embora suas denominações sejam distintas, suas características são correspondentes, como nas figuras: o Leprechauns e os Curicauns na Irlanda, os Brownies na Escócia, os Nisse na Dinamarca e da Noruega, Lutin e Nain Rouge na França, Tomte na Suécia e os Trasgos da Galícia.
Simbologia de duende
Na cultura popular, acredita-se que os duendes vivem nas florestas, poços e nascentes além de possuírem um pote de ouro que pode ser encontrado no final do arco-íris e, por isso, é considerado um símbolo de boa sorte e sucesso. Por outro lado, o duende está associado às forças do mal uma vez que pode adquirir qualquer forma e cor, considerados seres violentos e sarcásticos que pregam peças no humanos, ou seja, um ser endiabrado.
Leprechaun
Figura mitológica e folclórica da Irlanda, o Leprechaun está sempre alegre e vive nas florestas; é o guardião de vários tesouros escondidos e também considerado o sapateiro das fadas. Reza a lenda que o duende irlandês com o intuito de enganar os homens, fabrica uma substância, chamada de "Ouro de Tolo" pois é parecida com ouro, porém desaparece algum tempo depois.