Ouro

OuroTradicionalmente, o ouro é considerado o metal perfeito e o mais precioso dos metais. O ouro simboliza a perfeição, a iluminação, o conhecimento, a nobreza, a realeza e a imortalidade. O ouro simboliza também o fogo purificador e está associado à masculinidade.

Simbologias do Ouro

Segundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom.

O ouro é também sempre associado à luz solar e ao oriente, e foi também um dos símbolos de Jesus Cristo. O ouro foi um dos presentes que Jesus Cristo recebeu ao nascer de um dos três Reis Magos.

Para os astecas, o ouro está associado à pele nova da terra, antes mesmo dela reverdejar, no princípio da estação das chuvas. O ouro é o símbolo de renovação periódica da natureza.

Na maioria das culturas, a cor simbólica do ouro é o amarelo dourado, mas para a cultura chinesa é o branco.

Na Índia, diz-se que o ouro é a luz mineral e possui um caráter real e divino. Em muitas outras culturas, o ouro está também bastante associado ao divino e à nobreza, tanto que frequentemente relata-se que a carne dos deuses é feita de ouro, assim como a dos faraós Egípcios também o era. As imagens de Buda também são douradas para representar a iluminação e a perfeição absoluta, assim como o fundo de muitas imagens bizantinas também são douradas, como um reflexo da luz celeste.

O símbolo químico do ouro é Au, e vem do latim aurum.

Ver também simbologia de Prata.