A pedra filosofal é um símbolo da Alquimia que representa pureza e imortalidade.
Isso porque ela era essencial para obter ouro a partir de qualquer metal; lembrando que para os alquimistas a transmutação do ouro, seu principal objetivo, simbolizava a busca da espiritualidade. Era o mesmo que evoluir para um estado superior, de um metal qualquer para o ouro, o metal perfeito.
Além disso, a pedra filosofal (Lapis Philosophorum, em latim) servia a outro desejo dos alquimistas: obter o elixir da vida, substância capaz de prolongar a vida de quem o bebesse.
A pedra filosofal não é uma pedra física, mas sim uma substância lendária que os alquimistas tentavam reproduzir em laboratório.
Assim, ela é representada por um símbolo complexo, composto por figuras geométricas, que apresentam cada qual um significado:
- Triângulo - representa sal, enxofre e mercúrio, as três substâncias celestiais
- Quadrado - representa os quatro elementos
- Círculo - representa a unidade
Leia Símbolos da Alquimia.
Segundo a lenda, Nicolau Flamel (1330-1418) era um escrivão que se tornou alquimista e que conseguiu obter a fórmula da pedra filosofal. Assim, ele teria conseguido transformar metais em ouro, além de ter produzido o elixir da vida.
Em virtude disso, a sua casa teria sido assaltada após a sua morte por pessoas em busca da receita para a produção da pedra filosofal.
A Maçonaria também tem uma pedra como símbolo. Saiba mais em Pedra bruta.