Pedra Bruta

Pedra Bruta

A pedra bruta é um símbolo maçônico que representa imperfeição, enquanto que o que está acabado e apresenta detalhes, é representado por um bloco esculpido. Nesse sentido, os aprendizes da maçonaria são tal como pedras brutas - imperfeitos espiritualmente -; quanto mais esculpidas essas pedras, mais graduados os maçons se tornam na sociedade secreta, sendo esse o seu objetivo.

Por outro lado, em outra vertente, a pedra bruta representa liberdade e é uma referência de obra divina. Por oposição, a pedra trabalhada, ou esculpida, representa servidão, bem como a interferência humana.

Assim, de acordo com o mito de Prometeu - o criador da espécie humana - a pedra bruta vem do céu, pois é uma obra divina, ao passo que a pedra talhada, a partir do momento que sofre a intervenção do homem, perde a sua característica divinal.
Também na escritura Sagrada, a pedra bruta tem esse sentido:

Se me fizerem um altar de pedras, não o façam com pedras lavradas, porque o uso de ferramentas o profanaria.” (Êxodo 20, 25)

Embora a pedra talhada perca o seu valor, se esse trabalho for desempenhado por Deus simboliza a iluminação da alma, mas se esculpida pelo homem continua desonrada, como uma alma sombria e ignorante.

Conheça outros Símbolos da Maçonaria.