Satanás

SatanasSatanás, ou satã, simboliza o inferno em oposição ao céu, é uma representa do mal, das trevas, do desconhecido, da morte e do azar. Satanás simboliza o puro mal e a tentação, ele é o mestre do engano.

Simbologias de Satanás

Na mitologia e religião de várias culturas e civilizações, sejam antigas ou contemporâneas, satanás, ou satã, remetem a Diabo ou Demônios. Essas figuras se aproveitam dos nossos piores medos e fraquezas para nos fazerem cair em tentação.

De acordo com a Bíblia, Satanás é o maior rival de Deus. Como o anjo Lúcifer, foi expulso do Paraíso por desafiar o poder de Deus.

Satanás muda de forma para enganar as pessoas, e em algumas interpretações bíblicas teria sido ele a se fazer passar pela serpente que tentou Adão e Eva, fazendo-os provar do fruto proibido no Jardim do Paraíso.

Muitas das imagens que representam Satanás hoje surgiram na época medieval, inclusive alguns símbolos que estão associados ao satanismo.

Satanismo

O satanismo é o culto de Satanás. A Igreja de Satã não prega o mal e nem o simboliza, mas rejeita a religião organizada tal como está pelo Cristianismo.

Nos cultos de Satanás, são executadas as missas negras nas quais muito do simbolismo cristão é usado de modo invertido, como a cruz. Alguns cultos satânicos podem ter aspectos sacrificiais ou sexuais, simbolizando o domínio da nossa natureza carnal.

Veja também a simbologia de Lúcifer.