Conheça o simbolismo de 8 demônios desconhecidos

Vários mitos de religiões e culturas diferentes trazem o conceito do demônio, que é a personificação do mal e de aspectos negativos, se entrelaçando com áreas como a teologia, a psiquiatria, a literatura, as tradições populares, entre outras.

O embate do bem e do mal estão presentes na história desde os primórdios, e cada civilização retrata essa situação de maneiras diferentes. Aqui você irá encontrar simbolismos de demônios da cultura africana, do cristianismo, do budismo, entre outros.

Nós separamos a simbologia de 8 demônios desconhecidos, aqueles que não são tão populares, mas que são hiper interessantes. Vem conferir!

1. Tokoloshi

Conheca O Simbolismo De 7 Demonios Desconhecidos

By J.P. Simon

Esse demônio é proveniente da África do Sul, apresentando diversas crenças e mitos a respeito dele, principalmente para o povo zulu.

Na maior parte dos casos é retratado como uma criatura humana, de baixa estatura (aproximadamente um metro), com olhos e cabeça grandes, além de ser peludo.

É o demônio do sono, com hábitos noturnos, ele ataca enquanto as pessoas dormem. Por conta do medo que os tokoloshi provocam nas pessoas, estas elevam a cama com tijolos para evitarem os ataques.

2. Galla

Conheca O Simbolismo De 7 Demonios Desconhecidos

Demônio Asag

Esse nome se refere aos sete demônios da Mesopotâmia que simbolizam morte e tristeza. São chamados de demônios do submundo, além de serem responsáveis por transportar suas vítimas para o mundo inferior.

Um exemplo de demônio galla é Asag, o qual é tão monstruoso e hediondo, que consegue fazer os peixes ferverem na água somente com a sua presença. É responsável por causar doenças e pragas.

3. O demônios de Santo Antônio, o Grande

Conheca O Simbolismo De 7 Demonios Desconhecidos

''O tormento de Santo Antônio'' by Michelangelo

Na época medieval surgiram diversas lendas cristãs, uma delas é sobre o sofrimento de Santo Antônio ‘’o Grande’’, que foi espancado até a morte por demônios em uma caverna.

Como ele batalhou e lutou por sua vida, foi revivido por Deus, simbolizando o poder da fé divina sobre a tentação do Diabo.

4. Mara e suas filhas no Budismo

Conheca O Simbolismo De 7 Demonios Desconhecidos

No conto mais popular sobre o demônio Mara, ela envia suas três lindas filhas, além de diversos outros monstros, para tentar Sidarta (Buda) do seu caminho para a iluminação.

Ela simboliza tentação, morte e desejo. Em algumas lendas é falado que Mara envia suas três filhas, Tanha (representa a sede), Arati (representa aversão e tristeza) e Raga (representa apego, desejo, ganância e paixão), para distraí-lo e iludi-lo.

5. Ravana

Conheca O Simbolismo De 7 Demonios Desconhecidos

''Rama e Lakshmana atacam o demônio Ravana'' by malwa

Esse demônio pertence à cultura e religião hindu, sendo representado com dez cabeças e vinte braços. Para a maioria dos hindus simboliza o mal e o ego.

O épico em sânscrito, ‘’Ramayana’’, contém a história de Ravana como um grande rei do Lanka. Os seus diversos braços simbolizam força e ambição.

Em algumas lendas é dito que as dez cabeças deste demônio representam as dez emoções humanas. Kaam (luxúria), Krodha (raiva), Moha (ilusão), Lobha (ganância), Mada (orgulho), Maatsarya (inveja), Manas (mente), Buddhi (intelecto), Chita (desejo) e Ahamkara (ego).

6. Asuras

Conheca O Simbolismo De 7 Demonios Desconhecidos

Essas criaturas da mitologia hindu comumente combatiam deuses e outros seres mais benevolentes, além de simbolizarem seca, inundação e fome, por conta disso foram referidos como demônios.

Alguns eram semi-deuses, já outros eram demônios, os que possuíam boas qualidades eram os Aditya. Os que eram maléficos buscavam o poder a todo custo.

7. Shabriri

Conheca O Simbolismo De 7 Demonios Desconhecidos

Na mitologia hebraica, especificamente na Babilônia, era comum dizer que pessoas com problemas físicos e mentais estavam possuídas por demônios, ou seja, tinham perturbado os deuses.

Assim surgiu Shabriri, o demônio da cegueira, que simboliza enfermidade e problemas físicos. É dito que ele repousa sobre as águas, como rios e piscinas, causando cegueira na pessoa que a beber.

8. Rangda

Conheca O Simbolismo De 8 Demonios Desconhecidos

Máscara da Rangda by Shintaro Kakutani/ CC BY 2.0

Na mitologia tradicional de Bali, Rangda é considerada a rainha demoníaca do mal. Simboliza doenças e pestilências, além de ser comedora de crianças. O seu nome significa ‘’viúva’’ sendo traduzido do javanês.

O líder do bem Barong luta contra a líder do mal Rangda na ‘’Dança de Barong’’, uma festividade popular balinesa, a qual simboliza o bem versus o mal.

O artigo foi interessante? Esperamos que sim! Aproveita e confere mais: