Leão

O leão é um animal solar, considerado o "Rei da Selva" e guardião do mundo subterrâneo. Esse felino soberano simboliza o poder, a sabedoria, o orgulho, a juventude, a ressurreição, a segurança, a proteção, a justiça.

Leao

O leão é o sol inferior, uma representação "Teriomórfica" (transformação do ser humano em animal) do princípio masculino que representa a natureza "Ctônica" (relativo à terra), o aspecto terreno do símbolo do rei e do pai. Encontra-se, ainda, associado à concupiscência e ao orgulho, além de ser um animal combativo mas que pode sugerir impulsos agressivos saudáveis.

Esse felino, quando aparece nas imagens das deusas da lua, é uma representação da natureza voraz da deusa.

Tatuagem

Uma vez que o leão representa a realeza, bem como a coragem e a proeza, as pessoas que escolhem a imagem desse animal para tatuar no corpo pretendem aproximar esses atributos à sua vida com o intuito de lhes trazer auto estima.

Há também quem opte pela tatuagem do símbolo do signo do zodíaco, neste caso, os próprios leoninos. Estas costumam ser desenhos pequenos e discretos, enquanto que a imagem do animal costuma ser grande dada a sua complexidade.

Cristianismo

No cristianismo, o leão simbolizava o evangelista São Marcos e o padre São Jerônimo, que na iconografia cristã aparece ao lado de um leão.

A relação amistosa entre São Jerônimo e o leão demostra, sobretudo, a força da fé cristã e teria origem a partir do fato de o padre ter removido um espinho da pata do felino fazendo com que o animal se tornasse seu companheiro de vida ao renunciar sua natureza feroz.

Leão de Judá

Com alguma frequência os cristãos mencionam a figura “Leão de Judá”, que é a representação do próprio Jesus. “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Apocalipse 5-5 )

Leao

Astrologia

De elemento fogo, o leão na astrologia simboliza o quinto signo do zodíaco, sendo o Sol seu planeta regente. Assim, pessoas nascidas sob este signo - entre o período compreendido entre 23 de julho e 23 de agosto - possuem personalidade forte e costumam ser alegres, apaixonadas, carinhosas, generosas, idealistas, ambiciosas, orgulhosas e dominadoras.

Conheça os Símbolos dos Signos.

Xamanismo

Nas práticas xamãs, o leão é evocado para a cura da baixa auto estima, visto que esse animal reflete força, vitalidade, auto confiança.

Leao

Rastafári

Além da música reggae, o leão é um dos símbolos do movimento rastafári, que tem origem com os jamaicanos. Assim, consta um leão na bandeira que o representa.

Alquimia

Na simbologia alquímica, o leão é a divindade que encerra em si o mistério da morte e do renascimento, na medida em que representava o rei em sua forma pós-mortal. O leão verde, que aparece muitas vezes engolindo o Sol, simboliza o ouro, ou seja, o produto final do processo alquímico.

Psicanálise e os Sonhos

Na psicanálise, o leão que representa a força e a autoridade, é o símbolo de uma pulsão social pervertida. Nos sonhos, quando o leão aparece, a personalidade se acha confrontada com fortes e apaixonados desejos, paixões e afetos que se tornam mais fortes do que o próprio ego. Por conseguinte, quando aparece uma imagem do herói lutando com o leão, é comum que se encontre desarmado posto que esse é um símbolo de sua luta consigo mesmo.

Mitologia Egípcia

Na mitologia egípcia, o leão era um antigo símbolo da ressurreição e de proteção nos rituais fúnebres. Além disso, eram representados de costas e simbolizavam os dois horizontes, visto que enquanto um deles mirava para leste o outro protegia o oeste.

Era Medieval

No simbolismo medieval, o leão era considerado um agente da ressurreição, por isso, nas pedras tumulares, é o guardião dos túmulos, aquele que protege contra os maus espíritos, sendo encontrada sua representação nos túmulos de heróis, simbolizando, assim, a força e a coragem.

Na China

Na China, o ano novo é comemorado com a dança do leão com o intuito de aprisionar fantasmas e demônios.

Quer saber mais sobre o leão? Leia: