Sol

SolO Sol simboliza a luz, o amor, a paixão, a vitalidade, o conhecimento, a juventude, o fogo, o poder, a realeza, a força, a perfeição, o nascimento, a morte, a ressurreição, a imortalidade.

Símbolo complexo, o Sol é um elemento presente em muitas crenças, rituais e costumes desde a antiguidade, representando a força vital e o poder cósmico; e, por isso, esse símbolo está presente em muitos mitos da criação do mundo.

Na alquimia, o Sol simboliza a perfeição e no oriente, para os chineses, o Sol representava o poder imperial. Para os japoneses o Sol é um emblema nacional, de modo que está representado na bandeira do país em forma de uma bola de fogo que representa o Sol nascente.

Significado Religioso

Símbolo da luz, o Sol era considerado o norteador humano e em algumas tradições ele é uma manifestação divina, simbolizava o “Pai Universal”, aquele que rege e, portanto, é cultuado e adorado como um Deus. Algumas culturas, como a australiana, por exemplo, considera que o Sol seja o filho de Deus.

O Sol é também considerado um símbolo de Cristo na medida em que os seus raios representam os seus apóstolos e pelo fato de refletir esperança, é um dos símbolos cristãos da ressurreição.

Ciclo do Sol

O ciclo do Sol, ou seja, o nascer e o pôr do Sol, foi comparado em muitas culturas, como o símbolo da nascimento, da morte e da ressurreição. Destarte, o nascer do Sol simboliza a esperança, o novo, o nascimento, a alegria e a juventude; no cristianismo, esse espetáculo da natureza simboliza a ressurreição.

Nesse sentido, há uma ave mítica que simboliza o Sol. Conheça a Fênix.

Tatuagem

A tatuagem de Sol é muito popular entre os gêneros masculino e feminino e reflete, especialmente, o simbolismo da esperança, numa demonstração de superação de dificuldades.

As tatuagens em estilo maori são bastante apreciadas em virtude da arte recriada no desenho, que é considerada uma espécie de amuleto, tal como os índios maori consideravam as suas tatuagens.

Astrologia

O Sol, na astrologia ocidental simboliza a vida, a luz, o poder, a autoridade, a força; representa o lado yang, a masculinidade e o elemento fogo.

Divindades do Sol

Muitos deuses, em diversas culturas, estão associados ao Sol, como por exemplo, Eos, a deusa grega do amanhecer que com o corpo coberto de orvalho matinal, representa a juventude e a esperança. Importante notar, todavia, que o Sol, sendo um símbolo masculino, foi na maior parte, representado nas lendas e mitos dos deuses masculinos, a saber: Apolo, que deu luz à terra ao trazer a vida; Surya, o deus do Sol védico que simboliza o renascimento e a imortalidade; Ícaro, que com seu orgulho e desrespeito aos deuses tentou chegar ao Sol, porém, suas asas foram queimadas; Khepri, deus egípcio do Sol do amanhecer que simbolizava a ressurreição; Tonatiuh, deus asteca do Sol e dos guerreiros. Os astecas, por sua vez, para garantir a renovação das colheitas e regeneração do solo, sacrificavam muitas pessoas e ofereciam seu coração, muitas vezes ainda pulsante, ao deus supremo, Tonatiuh.

Veja a simbologia de Hórus - o Deus dos Céus.

Sol, Animais e Flores

Além disso, alguns animais estão associados ao Sol, como a águia - ave solar, emblema do deus romano do Sol, que também representava o imperador, o poder e a força. Para os astecas, a ave era considerada o Sol nascente, aquele que devora a serpente das trevas visto que a divindade do Sol do meio-dia, Huitzilopochtli, é representada por uma águia com a serpente na boca; para os Maias, o Sol era representado por um jaguar. Além disso, muitas flores representam o Sol como lótus, o girassol, a maravilha, dentre outras.

Sol e Lua

Sol e Lua são uma referência do princípio do Yin e Yang. Sol (yang - princípio ativo), pelo fato de irradiar sua própria luz é conhecimento; a Lua (yin - princípio passivo), por sua vez, que reflete a luz solar, é conhecimento por reflexo, ou especulativo.

No norte da Sibéria, os samoidos vêem o Sol e a Lua como se fossem os olhos do Céu; o Sol, o olho bom, enquanto a Lua, o olho mau.

Leia também Símbolos da Maçonaria e descubra o significado do Sol para os maçons.