Céu

CeuO céu simboliza, quase universalmente, a crença num mundo divino, celestial, num poder criador do universo. O céu simboliza a crença do homem num mundo de poderes superiores, benévolos ou malévolos. É do céu que vem as mais variadas manifestações dos mistérios do mundo, e a partir do qual se acredita ter-se dado origem a tudo que existe. O céu é a fonte de inspiração para a criação das mais diversas mitologias.

Simbologias de céu

O céu simboliza a transcendência, a sacralidade, a perenidade, o poder, o inalcançável por qualquer ser vivo da terra. O céu é elevado, está acima de todas as coisas da terra, é poderoso em sua acepção religiosa. O céu é infinito, é inacessível, é eterno, e possui uma força criadora.

O céu é tido como um regulador das ordens cósmicas, é onde habitam os criadores soberanos. Por isso, o céu será um símbolo da ordem sagrada de tudo que há no universo, ordena o movimento dos astros e sugere a existência de forças superiores superiores ao mundo físico e humano. O céu seria, assim, o espírito do mundo.

O céu é, com frequência, representado por uma cúpula, uma abóboda, redoma ou uma taça emborcada. O céu, representando em conjunção com a terra, é o polo superior do Ovo do Mundo, significando um elo primitivo entre céu e terra.

Quase universalmente, o céu simboliza um princípio masculino, ativo, enquanto a terra simboliza um princípio passivo, feminino. Os seres são criados a partir da ação do céu sobre a terra, como se o céu penetrasse a terra e a fecundasse, como numa união sexual.

De acordo com a tradição bíblica judaico-cristã, o céu está associado à divindade, é a morada de Deus, o criador, que está sobre a sua criatura, numa posição elevada com o seu olhar onisciente.

O céu é também um símbolo de consciência, representa as aspirações humanas, a plenitude, o lugar da perfeição.

Veja também a simbologia da Nuvem.