A cabala, também conhecida como kabbalah, kabala ou kabalah, é uma tradição mística judaica muito antiga. Trata-se de uma ciência oculta e esotérica complexa, pautada nas relações entre o ser humano e a natureza.
O seu objetivo central é a busca da evolução espiritual, sendo um elemento significativo para os que fazem uso da meditação. Os cabalistas exploram os significados ocultos presentes no livro sagrado do judaísmo, a Tora, utilizando numerologia, diagrama e símbolos.
Árvore da Vida
Um dos símbolos judaicos da cabala é a chamada Árvore da Vida ou Árvore Sefirótica, donde retrata os Sefirots, criadores do universo.
Representa um diagrama composto de dez esferas (dez fases e os mundos da cabala), a saber:
- Reino (Malchut)
- Fundação (Yesod)
- Majestade (Hod)
- Resistência (Netzach)
- Compaixão (Tiferet)
- Amor (Chesed)
- Poder (Gevurah)
- Sabedoria (Chochmah)
- Inteligência (Binah)
- Coroa (Keter)
Assemelha-se a uma árvore invertida, ou seja, é representada com suas raízes invertidas que tocam o céu, enquanto que seus ramos permanecem na terra.
Esse símbolo cósmico da cabala aponta para a evolução espiritual. Na medida em que as raízes buscam o mantimento espiritual do céu, espalham a sabedoria divina no mundo terreno.
Tríade Hebraica
Na cabala, a tríade hebraica, representada pela letra “Shin”, simboliza os três primeiros Sefirot. O símbolo, uma esfera com três pequenas bolas, dentro de um triângulo, destaca a coroa no centro, a mãe à direita e o pai à esquerda.
Mundos da Cabala
Os quatro mundos da cabala representam as fases do processo de criação. São eles:
- Atziluth: mundo das emanações e do princípio
- Beriah: mundo da criação
- Yetsirah: mundo angelical e da formação
- Assiah: mundo da matéria e da ação
Ein Sof
Símbolo da luz de Deus, o Ein Sof é representado por um círculo demostrando o aspecto infinito de Deus, que segundo os cabalistas, existiu antes da criação.
Leia Símbolos judaicos.