Símbolos Religiosos

Os símbolos religiosos presentes em cada religião representam o sagrado, a fé, a esperança, a natureza, a vida, o universo. Eles se tornaram tradicionais entre seus fiéis pelo fato de serem considerados elementos poderosos.

Símbolos do Cristianismo

​Cruz

Simbolos Religiosos

Símbolo do Cristianismo, a cruz representa o local onde Jesus Cristo foi crucificado ao salvar a humanidade e, por isso, simboliza a força, o poder, o sagrado.

Assim, a cruz tornou-se um objeto de devoção cristã e faz parte de igrejas, capelas, monastérios e templos. É citada muitas vezes no livro sagrado, a Bíblia, simbolizando o poder de Deus e a fé cristã: “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”. (Coríntios 1:18).

Peixe

Simbolos Religiosos

Inicialmente, esse símbolo foi fundamental para a difusão do Cristianismo. A palavra peixe, do grego Ichthys, representa o acrônimo Iesous Christos, Theou Yios Soter​, que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".

Note que o peixe era um dos alimentos básicos entre os judeus e, por esse motivo se tornou uma marca cristã, símbolo de amor, de união, de compaixão.

Importante lembrar que o peixe também tornou-se um símbolo de Cristo após Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.

Mais informações sobre os Símbolos do Cristianismo.

Símbolos do Islamismo

Lua Crescente com Estrela

Simbolos Religiosos

Símbolo do Islão, a lua crescente com a estrela foi símbolo do império otomano e mais tarde adotado pelo Islamismo. Representa a renovação da vida e da natureza visto que os islâmicos seguiam um calendário lunar.

Para alguns, a interpretação do símbolo remete ao casamento, a união da lua com a estrela D’alva. Para outros, as pontas da estrela indicam os cinco pilares da religião islã: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.

Importa referir que o culto à lua tem origem na cultura árabe.

Hamsá

Mão de Fátima ou Hamsá

O hamsá, palavra que significa cinco em árabe, representa igualmente os cinco pilares da fé islâmica.

Ele também é conhecido como mão de Fátima. Isso porque esse era o nome de uma das filhas do profeta Maomé, a qual se dizia que não tinha pecados. Por esse motivo, Fátima é um modelo para as mulheres muçulmanas.

Mais informações sobre os Símbolos do Islamismo.

Símbolos do Hinduísmo

Om

Simbolos Religiosos

Conhecido como “Omkar” (Om ou Aum), esse símbolo sagrado representa em sânscrito o principal mantra da religião hindu.

Trata-se de uma espécie de oração e meditação relacionado com conhecimento, a proteção e o corpo sonoro absoluto.

Também está associado com a invocação aos três mais importantes divindades hindus: Brahma (criador), Vishnu (reformador) e Shiva (destruidor).

Suástica

Simbolos Religiosos

Pelo fato de apontar para as quatro direções, a suástica representa o deus Brahma. Esse é um símbolo sagrado e próspero para os hindus.

Svastica, em sânscrito, significa bem-estar, de modo que é, assim, um símbolo de sorte e de prosperidade.

Mais informações sobre os Símbolos do Hinduísmo.

Símbolos do Judaísmo

Estrela da Davi

Simbolos Religiosos

Símbolo do Judaísmo, a Estrela de Davi (Hexagrama) é representada por uma estrela de seis pontas com dois triângulos sobrepostos.

Ela está relacionada com a união de elementos, a saber: o feminino e o masculino, o céu e a terra, dentre outros.

É utilizada em outras religiões, como no Hinduísmo. Cada ângulo da estrela representa um deus da trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva, os quais simbolizam, respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.

Menorá

Simbolos Religiosos

A Menorá, Menorah em hebraico, é um candelabro de sete pontas que foi construído por Moisés e se tornou símbolo religioso do Judaísmo. É um dos símbolos mais antigos da fé judaica.

Objeto divino de iluminação, a Menorá é citada muitas vezes na Torá, livro sagrado com leis e mandamentos do Judaísmo:

Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. Seis hásteas sairão dos seus lados: três de um lado e três do outro."

Mais informações sobre os Símbolos Judaicos.

Símbolos do Budismo

Roda do Dharma

Simbolos Religiosos

A Roda do Dharma (Dharmacakra) é o símbolo do Budismo. Ela é representada por um círculo com oito raios que significam os ensinamentos de Buda.

Esses ensinamentos, chamados de “Nobre Caminho Óctuplo”, são: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.

Flor de Lótus

Simbolos Religiosos

A flor de lótus, que representa o crescimento espiritual, é considerada o trono de Buda e é um dos Oito Símbolos Auspiciosos do Budismo.

Quando fechada, a flor simboliza o coração fechado que somente se abre com o desenvolvimento das virtudes de Buda.

Conheça o símbolo de outra religião indiana. Leia Khanda, símbolo do Siquismo.

Mais informações sobre os Símbolos Budistas.

Símbolos Wicca

Pentagrama

​​Simbolos Religiosos

Na religião Wicca, o Pentagrama (estrela de cinco pontas) é um elemento que caracteriza o feminino visto que está associada com Vênus.

Tornou-se um dos símbolos mais importantes da religião, na medida em que representa os cinco elementos (espírito, água, ar, fogo e terra).

Além disso, representa Vênus, uma das principais deusas da religião Wicca. Ela é considerada a deusa mãe da natureza.

Leia Símbolos de Bruxaria.

Símbolos do Taoismo

Yin Yang

Simbolos Religiosos

O Yin Yang (Diagrama do Tai-chi ou Tei-Jié) é o símbolo cósmico do Taoismo. Ele representa o universo mediado pela união das forças e energias opostas, a saber: o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o céu e a terra.

É representado por um círculo, que dividido por uma linha sinuosa, é preenchido nas cores preto (Yin) e branco (Yang). Cada lado possui um germe do outro, fomentando uma relação de equilíbrio e das forças complementares e inseparáveis entre tudo o que existe.

Símbolo da Fé

Escudo da fé

O escudo de fé, conhecido como símbolo da fé, é um amuleto utilizado com o intuito de trazer proteção.

Trata-se da imagem de um escudo com uma espada. No escudo consta a palavra “fé”, que faz parte da composição da imagem.

O surgimento desse símbolo teria como base a seguinte passagem da Escritura Sagrada:

Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” (Efésios 6, 16)

Veja também: