Símbolo do Espiritismo

Simbolo Do Espiritismo

Ao contrário de outras religiões, o espiritismo não tem símbolos associados. Isso decorre justamente do que prega a sua doutrina, que é prescindir do que não seja realmente necessário.

Apesar disso, o ramo da videira, parreira ou cepa, pode representar o espiritismo.

Isso porque esse símbolo foi reproduzido por Allan Kardec, o criador da religião, conforme orientação recebida por ele dos espíritos que o tinham desenhado.

O mesmo é citado no Livro dos Espíritos, de Kardec:

Porás no cabeçalho do livro a cepa que te desenhamos, porque é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos.

Assim, de acordo com a obra, cada parte da parreira representa algo:

  • Ramo - representa o corpo
  • Seiva - representa o espírito
  • Bago da uva - representa a alma

Os seguidores da doutrina espírita tem por hábito usar vestes brancas, o que pode ser considerado um símbolo dos espíritas.

Nesse sentido, o branco representa iluminação e espiritualidade.

Mas essa não é a única cor associada ao espiritismo. A cor violeta também, porque através dela que se realiza o mistério da reencarnação.

A flor violeta, bem como a borboleta, são símbolos igualmente associados ao espiritismo. Para os espíritas, a borboleta simboliza a reencarnação.

Leia também Símbolos Religiosos.