Sankofa: significado desse símbolo africano

A palavra Sankofa, que na verdade tem dois símbolos que a representam, um pássaro mítico e um coração estilizado, simboliza a volta para adquirir conhecimento do passado, a sabedoria e a busca da herança cultural dos antepassados para construir um futuro melhor.

Sankofa Significado Desse Simbolo Africano

Clique para baixar

Sankofa Significado Desse Simbolo Africano

Clique para baixar

Esta palavra é proveniente da língua twi ou axante, sendo composta pelos termos san, que é “retornar; para retornar”, ko, que significa “ir”, e fa, que quer dizer “buscar; procurar”. Pode ser traduzida como “Volte e pegue”.

Ela surgiu com o provérbio ganês “Se wo were fi na wo sankofa a yenkyi”, que significa “Não é tabu voltar para trás e recuperar o que você esqueceu (perdeu)”.

Símbolos Adinkra: pássaro mítico e coração estilizado

O pássaro apresenta os pés firmes no chão e a cabeça virada para trás, segurando um ovo com o bico. O ovo simboliza o passado, demonstrando que o pássaro voa para frente, para o futuro, sem esquecer do passado.

Ganha o sentido de que para construir um futuro melhor, é preciso conhecer o passado. O coração estilizado é utilizado algumas vezes no lugar da ave.

Sankofa e seus dois símbolos surgem com o povo akan, que se localizam nos territórios de Gana e Costa do Marfim (África Ocidental).

Eles fazem parte dos símbolos adinkras, que são um conjunto de ideogramas, ou seja, símbolos gráficos que eram usados para estampar tecidos de roupas, cerâmica, objetos, entre outros.

Sankofa Significado Desse Simbolo Africano

Símbolos Adinkra em tecido. By ArtProf.

Estes desenhos tinham como propósito representar valores da comunidade, ideias, provérbios, além de serem usados em cerimônias e rituais, como, por exemplo, funerais e homenagens à líderes espirituais.

Sanfoka nos Estados Unidos e no Brasil

Sankofa Significado Desse Simbolo Africano

À esquerda um portão de Philip Simmons em Charleston, Carolina do Sul by College of Charleston/ No meio uma foto de Philip Simmons em 1995 by Centro de Pesquisa Avery e Biblioteca Digital Lowcountry/ À direita uma escola com o nome de Sankofa em Oakland, Califórnia by Brett Marsh.

O pássaro mítico e o coração estilizado acabaram por se popularizar em outros locais, como os Estados Unidos e o Brasil, por exemplo.

Nos Estados Unidos, eles se espalham por várias cidades: Oakland, Charleston, Nova Orleans, entre outras. Em Charleston o legado e a tradição dos ferreiros do estúdio Philip Simmons continuam. Estes trabalhadores aprenderam tudo sobre a arte do metal com os ex-escravos, que trouxeram seu talento para o país.

Sankofa Significado Desse Simbolo Africano

Portões com corações estilizados no Brasil. Foto à esquerda by Erenay Martins, à direita by Renata Zupiroli.

Acredita-se que no Brasil o mesmo aconteceu com a colonização, pelo fato de vários corações estilizados estarem estampados em portões brasileiros.

Esses símbolos são uma lembrança da história afro-americana e afro-brasileira ​​e a importância de recordar os erros do passado, para que eles não sejam repetidos no futuro. ​