Mandala: significado, origem e simbolismos desse desenho espiritual

A mandala é um desenho espiritual que simboliza o Universo, a perfeição, a completude e a unidade.

Mandala

Clique para baixar

Pode ter variadas formas e cores, normalmente tem um formato circular, mas também pode ser um quadrado ou mesmo um quadrado dentro de um círculo.

É chamada de yantra pelos hindus e budistas, que significa que ela é um diagrama ou figura com poderes divinos, isso porque é a morada de várias divindades e auxilia na meditação.

Significado e Origem da Mandala

O seu nome deriva do sânscrito e significa “círculo” ou “completude”, simbolizando o Universo.

Ela é um símbolo religioso, que pode ser usada para transformar uma realidade de sofrimento em uma realidade de iluminação.

Provavelmente as mandalas surgiram a partir de monges budistas, que levaram essas obras de artes para outras localidades da Ásia. A evidência mais antiga dela data do século I A.E.C., porém, também aparece em regiões como o Tibete, a China, o Japão, entre outras.

A mandala acabou por se espalhar em diversas outras culturas, como, entre os nativos americanos e nas rosáceas das igrejas góticas cristãs.

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Um exemplo de uma rosácea ou vitral cristão das igrejas góticas.

Para quê serve a Mandala?

Cada mandala é utilizada com propósitos diferentes, porém, elas são empregadas normalmente em orações, meditações, rituais, e na construção de templos e locais sagrados.

Entrando em um aspecto individual, o meditador que pretende entrar em contato com essa figura pode mentalizá-la dos desenhos externos para o centro, a visualizando como todo o Universo e a morada de divindades. Depois pode se imaginar fundido ao desenho.

É dito que a mandala auxilia na purificação e que em estágios mais avançados de meditação, o meditador é capaz de alcançar o nirvana, que é uma vida livre de dores e sofrimentos, podendo até se livrar do Samsara, o qual é o ciclo infinito de renascimento.

Significado das cores da Mandala

Um dos aspectos mais importantes das mandalas são as cores. Tal como as cores da flor de lótus, um dos principais símbolos budistas, as cores das mandalas significam:

  • O branco simboliza a pureza.
  • O azul simboliza a sabedoria.
  • O vermelho simboliza a compaixão.

O simbolismo da Mandala na Psicologia

Carl Gustav Jung estudou em profundidade a simbologia das mandalas. Ele as relacionou a simbologia universal do círculo, as chamando de círculos sagrados.

Também as conectou a representação simbólica da mente humana com as funções de conservação da ordem psíquica, que são a tomada de consciência, integridade e criação.

Ao introduzir a mandala aos seus pacientes, ele percebeu que eles tinham uma experiência profunda com os desenhos, de verdadeiro autoconhecimento.

Tipos de Mandalas e as suas simbologias

Mandala Tibetana

Mandala

"Quatro mandalas da série Vajravali", autoria de Tsang (Mosteiro Ngor), ordem Sakya.

A mandala tibetana é basicamente constituída de cinco importantes aspectos.

O interior da mandala é um círculo que representa o Cosmo. Nele estão as divindades Hevjara e Nairatma, representando a iluminação, enquanto à sua volta estão as darkinis - que são oito figuras femininas - representando os pontos cardeais.

À volta do círculo há um quadrado com quatro aberturas, as quais representam gentileza, compaixão, simpatia e serenidade. Em torno desse quadro, por sua vez, encontram-se círculos que representam os aspectos cósmicos, a energia e a atmosfera. Fora dos círculos existem algumas figuras que têm como função a proteção.

Mandala de Areia

Mandala

Imagem de uma Mandala de Areia de Chenrezig, criada por monges e exibida na Câmara dos Comuns por conta da visita do Dalai Lama. Foto feita por Colonel Warden.

A mandala de areia simboliza a impermanência, o caráter transitório da vida. Após várias semanas a construindo, com grande esforço, os monges tibetanos realizam rituais de meditação e depois de tudo completado, a mandala de areia é destruída.

No Tibete Antigo, era comum que estas mandalas fossem feitas a partir de pedras semipreciosas esmagadas. Atualmente, eles utilizam pedras brancas simples trituradas, que são depois tingidas em várias cores. Uma equipe de monges desenha o básico da mandala em uma placa plana e depois trabalham do centro da figura para o exterior.

Mandala

Monges budistas tibetanos do mosteiro de Drepung Gomang criando uma Mandala de Areia. Foto feita por Festival of Faiths.

Uma mandala de areia muito apreciada é a Kalachakra, ela representa 722 divindades em um trabalho geométrico elegante e complexo. É empregada em rituais de meditação, onde cada elemento da figura é retirado em uma ordem específica até tudo ser desmontado. Após isso, a areia é colocada em uma jarra, que é envolta em seda, carregada até um rio e despejada de volta a natureza.

Mandala

Um exemplo de uma Mandala Kalachakra.

A Mandala e o Filtro dos Sonhos dos Nativos Americanos

Mandala

Chamado também de caçador de sonhos, este objeto faz parte da cultura dos indígenas da América do Norte, como uma espécie de mandala. Ele é um amuleto e simboliza proteção, sendo pendurado sobre a cama para filtrar os pesadelos, não os deixando passar para quem dorme.

O filtro dos sonhos também simboliza a relação entre o Universo e o subconsciente.

A Mandala na Natureza

A mandala está presente também na natureza. Exemplo disso é o girassol e os anéis das árvores, cujos espirais parecem com o formato de uma mandala, ganhando, por extensão, o simbolismo de perfeição e completude.

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Simbolismo da Mandala na Espiritualidade

O maior monumento budista do mundo é baseado em uma mandala tridimensional. Fica localizado na Indonésia e chama-se Borobudur, sendo formado por pisos onde estão 504 estátuas de Buda. O Borobudur simboliza o esclarecimento e o caminho para alcançá-lo.

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Templo Borobudur, na Indonésia. Foto feita por Gunawan Kartapranata.

Tatuagem de Mandala

Mandala

Tatuagens de mandalas feitas por @rodrigotattooanjos e @sabinaseiferttattoo

Mandala
Tatuagens de mandalas feitas por @believatattoo e @mandala.tattoo

Mandala

Tatuagens de mandalas feitas por @juniorlimatatuador e @dad_and_son_tattoo

A imagem da mandala é muito rica em detalhes. É uma tatuagem que serve tanto o gênero masculino como o feminino e que são feitas em locais de destaque em decorrência da sua complexidade.

Elas refletem o significado do símbolo, especialmente no budismo, que representa a procura pela paz interior e um auxílio na meditação.

Assim, ao passo que estão associadas ao budismo, a escolha das cores tende a ser feita mediante o significado que elas têm nessa religião.

Confira mais sobre Tatuagens de Mandalas.

Desenhos de Mandalas para baixar

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Mandala Significado Origem E Simbolismos Desse Desenho Espiritual

Desenho de uma mandala tibetana feito por Tatjana Blau.

Você também pode se interessar por outros conteúdos como Símbolos do Hinduísmo ou Símbolos Budistas.