Cigarra: as simbologias do inseto e o significado do seu canto

A cigarra é um símbolo da transformação, da mudança, da paciência, do amor e do trabalho em equipe.

Cigarra As Simbologias Do Inseto E O Significado Do Seu Canto

As cigarras têm um ciclo de vida bastante característico delas, tendo três fases. A primeira fase é o momento que são ovos, enquanto na segunda fase são consideradas ninfas (cigarras jovens), vivendo embaixo do solo, numa profundidade de 30 centímetros até 2,5 metros, por um período que, dependendo do país, pode variar de alguns meses a 17 anos.

Após esse tempo, elas cavam na terra a sua saída, para, finalmente, viver na superfície, como cigarras adultas. Em razão dessa especificidade das cigarras, são, muitas vezes, vistas como uma representação simbólica da transição e da renovação.

Também conectado ao tempo que permanecem sob o solo, há a associação da cigarra com a resistência e a capacidade de saber qual é o momento certo para subir à superfície. Ou seja, paciência para saber aguardar o tempo que for necessário para seguir adiante com o seu ciclo.

Quando a cigarra canta é sinal de chuva?

Cientificamente, o canto da cigarra está ligado à reprodução das cigarras, quando os machos começam a cantar, por meio de um som originado na sua barriga, para atrair as fêmeas. As cantorias costumam ser executadas durante os meses quentes – primavera e verão – e, por isso, é frequente ser também épocas de chuva, o que traz a conexão frequente entre o canto e a chuva.

Apesar dessa explicação, o canto da cigarra é simbolicamente entendido com uma forma sensual de chamar as fêmeas, assim como uma demonstração de amor, onde o som busca atrair uma companheira para a reprodução. Assim, a cigarra é também um símbolo de sensualidade e amor.

Ainda, outra interpretação da representação simbólica do canto da cigarra está no trabalho em equipe. Afinal, cantam em coro, em benefício de todo o grupo.

Simbologia de uma cigarra dentro de casa

Tal como as simbologias já mencionadas, uma cigarra dentro de casa pode significar a presença de um sinal ou desejo de mudança, de transformação, ressurreição ou de enfrentamento de novos desafios.

Na região de Provença, como veremos mais detalhadamente adiante, ela traz ainda o símbolo de sorte.

Simbologia da cigarra como animal espiritual

Cigarra As Simbologias Do Inseto E O Significado Do Seu Canto

A cigarra, na simbologia espiritual, traz o desafio e a importância de repensar a vida e as atitudes passadas, quando necessário. Ela tem a vocação de ajudar nesse momento de reflexão do passado, de modo a que se possa aprender com as experiências em busca de atitudes positivas para o futuro.

O animal espiritual da cigarra traz o rejuvenescimento emocional, proporcionando que se olhe a vida com novos olhos. Esse encontro com a alma se conecta com os sons emitidos pela cigarra.

Pelo tempo de vida que algumas cigarras podem durar, o seu animal espiritual também é símbolo de longevidade.

A simbologia da cigarra para Feng Chui

Para essa arte milenar oriental, conectada à harmonização energética, a cigarra tem um valor positivo, sendo vista comum símbolo de imortalidade, tendo, no canto, a expressão da sorte e da prosperidade. Assim, o seu símbolo em amuleto, que é a cigarra em forma de jade, é muito simbólico e tem uma boa vibração em termos energéticos.

A simbologia da cigarra na mitologia e poesia grega

Na mitologia grega, a cigarra era consagrada pelo Deus Apolo, conhecido como patrono da música. Ela era vista como um símbolo de imortalidade.

Os poetas gregos também veneravam as cigarras, associando seu ciclo de vida a um símbolo de nascimento e renascimento.

A simbologia da cigarra em Provença, na França

Cigarra As Simbologias Do Inseto E O Significado Do Seu Canto

Essa região, no sudeste da França, é famosa pelas belas montanhas, pelo mar Mediterrâneo na costa, pelas oliveiras e pelos vinhedos. A curiosidade é que a cigarra é considera o símbolo dessa região!

Pelo seu estridente som, que anuncia o retorno das temperaturas quentes, a cigarra é vista como um símbolo de sorte, assim como os trevos de quatro folhas e a ferradura. Também representa o calor e os dias de sol.

Segundo o folclore da região, a cigarra foi enviada por Deus, com o seu forte canto, para acordar, nas tardes quentes de verão, aqueles preguiçosos que queriam continuar a sua sesta (cochilo da tarde). Apesar disso, brincam que o “feitiço virou contra o feiticeiro”, pois os camponeses consideram o som da cigarra excelente para descansar e adormecer.

Simbologia da cigarra em tatuagens

Cigarra As Simbologias Do Inseto E O Significado Do Seu Canto
@salesdanilo Instagram/ @gadzooxpdx Instagram

Como vimos, a cigarra é um inseto extremamente simbólico, podendo, nas tatuagens, representar a paciência, a ressurreição, a mudança, o amor, a comunicação e o sentido de comunidade.

Nas tatuagens, ela também é vista como um registro do amadurecimento emocional. Isto se relaciona com o ciclo do inseto – de ninfa a adulto –, um processo de preparação para sair da terra e emergir à superfície. Pessoas que optam por esta interpretação costumam colocar sua vida nessa mesma perspectiva, com a ideia de que, até certo ponto, viviam de modo mais introspectivo e, depois, encontraram o seu “eu” genuíno e passaram a se sentir mais parte do mundo.

Entre os locais mais comuns para o registro desse animal, estão: os braços e as pernas, mas, pela sua versatilidade, pode ser tatuada em diferentes partes do corpo.

Simbologia da cigarra nos sonhos

Pelas características do animal espiritual da cigarra, algumas correntes interpretam a cigarra nos sonhos como a necessidade ou a procura por novos desafios. Ainda, pode também estar associada à importância de valorizar as pessoas à sua volta, no sentido de comunidade.

Conheça a simbologia de outros animais também: