Aya: conheça o significado do símbolo africano

O símbolo Aya faz parte de um conjunto de símbolos africanos conhecidos como Adinkra e está relacionado a resistência e superação.

As formas da imagem foram desenhadas com o objetivo de lembrar uma samambaia, uma planta muito antiga que cresce nos locais mais adversos e que, por isso, é usada como símbolo de força e perseverança.
Aya Conheca O Significado Do Simbolo Africano

Clique na imagem acima para baixar.

Os símbolos africanos Adinkra e o significado de Aya

Os símbolos Adinkra, 48 no total, fazem parte da cultura Akan, que prevalece em países como Costa do Marfim, Togo e Gana. O Aya, assim como outros símbolos Andrika, são muito utilizados em tatuagens e também em tecidos e cerâmicas típicas desses países africanos.

Aya Conheca O Significado Do Simbolo Africano

Tatuagem do símbolo Aya. Imagem: Instagram/@laurenptattoos

Aya Conheca O Significado Do Simbolo Africano

Símbolo Aya em tecido. Imagem: Pinterest

A simbologia da Aya se refere a ideia de superação e perseverança. O símbolo é representado por uma imagem que lembra a samambaia. Por causa da sua condição de resistir a solos secos e falta de água, a planta é conhecida por sua capacidade de adaptação a condições adversas.

E é exatamente a este significado que o Aya está associado: alguém que passou por grandes desafiou e venceu cada um deles, alguém que é capaz de florescer nos sólidos mais áridos. O símbolo também traz em si a ideia de coragem e ousadia, independente das circunstâncias.

Gostou de saber sobre o símbolo Aya? Veja aqui o significado de outros símbolos Adinrka.