Conheça o significado do Olho que Tudo Vê

O olho que tudo vê, também conhecido como o olho da providência, é muitas vezes representado dentro de um triângulo e significa o conhecimento divino sobre todas as coisas ou a onisciência.

_Olho que tudo vê_Dicio de Símbolos

Significado do Olho que Tudo Vê

O significado do Olho que Tudo Vê remete ao olhar e soberania de Deus sobre todas as coisas. Já o triângulo, segundo historiadores, pode referir-se à Trindade (pai, filho e espírito santo), pelo menos segundo a perspectiva cristã. Muitas vezes, esses triângulos vêm também acompanhados de desenhos de raios, que remeteriam à glória de Deus.O símbolo teria aparecido pela primeira vez em 1525, na pintura A Ceia em Emaús, do pintor italiano Pontormo, durante o período da Renascença.

_A ceia de Emaús

Pintura Ceia em Emaús, do pintor italiano Pontormo, 1525

O olho que tudo vê e sua presença em outros símbolos e objetos

O olho e o aspecto da visão, de uma forma geral, tem estado presente em muitas culturas diferentes ao longo da história. Por isso, não é incomum vermos associações entre o Olho que Tudo Vê a outras simbologias.

Uma das associações muito comuns é com o Olho de Hórus, um símbolo egípcio ligado à sorte e proteção. Além disso, o Olho que Tudo Vê também pode fazer parte do Hamsá, ou Mão de Fátima, que é um símbolo da fé islâmica em formato de mão dentro da qual o olho pode ser visto.

_Olho que tudo vê_ Mão de Deus

Símbolo do Hamsá com O Olho que Tudo Vê

Saiba mais sobre os significados do Olho de Hórus e do Hamsá

O Olho que Tudo Vê também está presente no verso da nota de 1 de dólar dos Estados Unidos. O símbolo fica em cima de uma pirâmide inacabada e significa o olhar de Deus e sua proteção sobre o país.

nota de um dólar_EUA

Símbolo do Olho que Tudo Vê do lado esquerdo da nota de 1 dólar americano

Sociedades secretas e o Olho que Tudo Vê: a Maçonaria e os Illuminati

A Maçonaria é uma sociedade secreta de centenas de anos, da qual o Olho que Tudo Vê é um dos principais símbolos. Ele faz referência ao “Grande Arquiteto” que observa e acompanha as ações dos membros da loja maçônica, com o intuito de que todos ajam de forma correta.

_Olho que tudo vê_Maçonaria

Símbolo da Maçonaria com o Olho que Tudo Vê ao centro

Da mesma forma, os Illuminati, que nasceram em 1776, na Alemanha, espalhando ideias Iluministas, também teriam se utilizado desse símbolo. Algumas teorias sugerem que o símbolo adotado pelo grupo tenha sido o mesmo presente na nota de 1 dólar americano. Na imagem, o olho fica acima de uma pirâmide, representando que apenas alguns poucos iluminados, esclarecidos, ficariam no topo da pirâmide. O uso do Olho que tudo Vê pelos Illuminati, entretanto, nunca foi comprovado e ainda é só especulação.

olho que tudo vê_nota eua

Imagem do Olho que Tudo Vê, que teira sido usada como símbolo dos Illuminati

Tatuagens inspiradas no símbolo

Por causa do seu significado e também do interesse de muitas pessoas pela beleza do formato do símbolo, O olho que tudo vê é, com frequência, usado em diversos tipos de tatuagens.

Veja alguns exemplos de tatuagens dO olho que tudo vê:

Instagram @imarquesa

Instagram @imarquesa

Instagram @tochatattoooffice

Instagram @tochatattoooffice

Instagram @pretocarvao

Instagram @pretocarvao

Instagram @lelyqueiroztattoo

Instagram @lelyqueiroztattoo

Instagram @lucas_eternaltattoo

Instagram @lucas_eternaltattoo

Agora que já sabe sobre o Olho que Tudo Vê, que tal conhecer também o Olho Grego?