Olho Grego

Olho GregoO olho grego simboliza a sorte, a energia positiva, a limpeza, a saúde, a luz, a paz, a proteção, bem como o olhar divino que protege as pessoas contra os males e a inveja.

Também chamado de olho turco, olho místico e olho azul, o Nazar Bancugu - do árabe Nazar, que significa "olhar", e Bancugu, que significa "conta de rosário" - é um amuleto que absorve as energias negativas, ou seja, limpa e protege contra o mau olhado, a inveja.

Na Turquia, é muito comum as casas e os objetos possuírem esse poderoso amuleto da sorte, sendo que muitas vezes aparece junto a uma ferradura - outro objeto que simboliza a proteção do local e das pessoas que o possuem. As mães turcas protegem seus bebês do chamado "olho gordo", colocando um olho grego próximo ou nas roupas das crianças.

Muitas culturas utilizam o símbolo do olho grego, mas foi inicialmente a cultura islâmica a propulsora de sua simbologia sendo um objeto indispensável nos rituais de proteção.

Até hoje, todos os países árabes utilizam o olho grego com o mesmo propósito, ou seja, de proteção contra o mal, visto que se tornou um talismã, um amuleto da sorte. Da mesma forma como o olho de Hórus, que é "o olho que tudo vê", o olho grego simboliza a clarividência.

Representação do Olho Grego

O olho grego geralmente é feito de vidro, tem forma arredondada e é composto das cores azul escuro e azul claro, que simbolizam a cor da limpeza e proteção, e também pela cor branca. Reza a lenda que a cor azul presente no símbolo corresponde à raridade dessa tonalidade nos olhos da população turca, uma vez que a maioria das pessoas possuem olhos escuros.

Por outro lado, também dizem ser azul a cor do mau olhado, por isso o olho grego carrega as cores azuis justamente para neutralizar o efeito do mau olhado. Feito de vidro, o olho grego que filtra as energias negativas, se rompido, perde suas características de proteção, devendo ser substituído por outro.

Conheça outros amuletos.