Beta é a segunda letra do alfabeto grego, o qual teve origem a partir do alfabeto fenício, evoluindo durante 200 anos (de 1000-800 a.C.).
A letra Beta é uma derivação da letra fenícia Beth, que significa ‘’casa’’. Esse significado também pertence ao hebraico e acadiano por exemplo.
Há a probabilidade dessa letra fenícia ter derivação no hieróglifo egípcio para a palavra casa, por conta disso adquiriu o significado.
A palavra alfabeto da língua portuguesa tem origem no grego, é a junção da segunda e primeira letras do alfabeto grego (alfa e beta). No sistema numérico grego, beta tem um valor de dois.
Essa letra possui o seu maiúsculo sendo B, o seu minúsculo sendo β e a sua pronúncia sendo beta.
É um símbolo usado em diversas áreas modernas, como, no âmbito financeiro, de meteorologia, matemático, científico, dentre outros.
Matemática e Ciência
Na matemática existe a função beta ou a função integral de Euler, além da letra ser a denominação de um dos ângulos de um triângulo. Essa letra também é usada em diversos tipos de aplicações físicas e químicas.
A chamada versão Beta é uma modalidade de teste que tem correlação com produtos tecnológicos, principalmente softwares.
Ela funciona como uma forma das empresas de tecnologia lançarem seus produtos em forma inacabada ou de protótipo, para que os possíveis clientes possam experimentar e reportar erros ou defeitos do produto.
Exemplos de produtos podem ser jogos virtuais ou uma versão nova do Instagram.
A chamada versão Alfa é uma modalidade ainda mais primária. Beta simboliza a versão secundária ou melhor aprimorada, assim como é a segunda letra do alfabeto grego, já Alfa simboliza a versão primária, da mesma forma que é a primeira letra do alfabeto grego.
Curiosidade
É muito comum que a letra grega Beta (β) seja confundida com a letra do alfabeto alemão Eszett (ß). Essa representa um fonema alemão e junta as letras s (Ese) e z (Zett) desse alfabeto.
Essa letra alemã tem a pronúncia do ss da palavra dessalgar, por exemplo.
Leia mais sobre as letras gregas: