Alfa

Alfa

Alfa simboliza o início, pois é o nome da primeira letra grega do alfabeto grego clássico (álpha). A sua origem, porém, é hebraica. Vem de álefe, que é o nome da primeira letra do alfabeto hebraico.

De acordo com o historiador e filósofo Plutarco, essa é a primeira letra do alfabeto. O alfabeto, que teria sido criado por Cadmus, heróis lendário fenício, teria alfa como primeira letra pelo fato de ser também a primeira do alfabeto fenício.

Alfa significa touro para os fenícios e para eles o animal era considerado a primeira coisa imprescindível ao homem.

Alfa e Ômega

Junto com Ômega (última letra do alfabeto grego), representa Deus no Cristianismo.

Conheça mais Símbolos Gregos.

Essa referência é feita na Escritura Sagrada e significa que Deus é o princípio e o fim de todas coisas. Isto quer dizer que todas as coisas existentes se encerram em Deus. Deus simboliza a totalidade:

Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.” (Apocalipse 1, 8)

Alfa

Alfa e Ômega (que equivalem a A e Z no alfabeto da língua portuguesa), representam também a crença da existência de Deus. Para os cristãos, Deus existe desde o início dos tempos e existirá para sempre, pois é eterno.

O símbolo é encontrado inscrito em símbolos cristãos, tais como a cruz e o círio pascal. Ele foi utilizado como símbolo secreto pelos primeiros seguidores do Cristianismo.

Importa referir que a expressão moderna “de A a Z” tem o sentido de algo completo ou feito de forma detalhada e cuidadosa.

Leia o significado de outras letras gregas: Ômega e Delta.