Símbolos Gregos

O símbolos gregos são especialmente mitológicos. Através da mitologia grega foi possível explicar a origem de muitas coisas, tais como fenômenos naturais e sentimentos.

Deuses Gregos

Os deuses gregos são representados por coisas que identificam as suas capacidades ou funções.

Bastão de Asclépio

Bastão de Asclépio

De origem grega, o Bastão de Asclépio, também conhecido como Bastão de Esculápio, é o símbolo da Medicina.

Asclépio é o deus da cura e foi aprendiz do centauro Quíron. Com ele, aprendeu rapidamente a ciência médica e se destacou do seu mestre provocando fúria em Zeus.

Pelo fato de promover a cura dos seus pacientes, a lenda diz que ele ressuscitava pessoas. Para Zeus, somente a ele cabia a decisão sobre a vida ou morte de alguém e, assim, Zeus mata Asclépio.

Caduceu

Caduceu

Um bastão com asas e duas cobras entrelaçadas é o símbolo de Hermes, deus grego do lucro e das vendas.

Desta forma, os símbolos da Contabilidade e da Pedagogia também têm origem grega. Em cada uma dessas áreas é adicionado um elemento ao caduceu que melhor identifica essas profissões.

No caso da Contabilidade, há um elmo sobre o caduceu, o qual sinaliza que as decisões dos profissionais estão protegidas.

No que respeita à Pedagogia, é acrescida a flor de lis, a qual representa a nobreza dessa profissão.

Além desses símbolos:

  • A águia, por exemplo, identifica Zeus. Isso porque esse animal representa poder e vitória.
  • O raio é outro elemento que representa o rei dos deuses - Zeus - na medida em que o seu estrondo simboliza força e comando.
  • A coruja, símbolo da sabedoria, é o símbolo de Atena, que é justamente a deusa dos conhecimentos.

Leia também: Cronos, Hades e Perséfone.

Alfabeto Grego

Alfa e Ômega

Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego (correspondem ao A e ao Z no alfabeto da língua portuguesa).

Como uma referência de início e término, juntas elas representam Deus. Para os cristãos, tudo se encerra em Deus, de onde tudo tem origem e tudo terá fim.

Tríscele

Tríscele

Da palavra grega triskelion, que significa “três pernas”, esse símbolo tem o aspecto de três pernas unidas e que transmitem a sensação de movimento circular.

Tem o significado de poder e é uma referência à trindade grega: Zeus, Poseidon e Hades.