Hades

HadesHades (Plutão, na mitologia romana) é o deus grego dos mortos e o senhor do submundo, ao governar o mundo subterrâneo e as almas que lá habitam. Filho de Cronos, deus grego da agricultura e do milho, e Reia, Deusa Mãe, Hades possuía cinco irmãos: Hera, deusa do casamento e das mulheres; Deméter, deusa das colheitas e das estações do ano; Héstia, deusa do lar e da família; Poseidon, deus do mar e dos terremotos; Zeus, deus do céu, do relâmpago e do trovão.

Luta de Titãs

Cronos, aquele que engoliu cinco de seus seis filhos, foi vencido numa luta contra seus três filhos, cada qual portando uma arma: Zeus com seus raios, Poseidon, com seu tridente e Hades com seu capacete da invisibilidade. Diante da vitória dos Titãs sobre seu próprio pai, ficou estabelecido que Zeus cuidaria do reino dos céus, Poseidon do reino dos mares e Hades do reino da terra.

Perséfone

Hades apaixona-se por sua sobrinha, Perséfone, filha de sua irmã deusa Deméter. De tal modo, resolve raptá-la e levá-la ao mundo dos mortos, desposando-a e tornando-a sua esposa e Rainha do Submundo. Diante disso, com medo de perdê-la, Hades lhe oferece sementes de Romã, fruta do casamento, que lhe garantirá o domínio sobre ela. Deméter, deusa das colheitas e das estações do ano, ao saber do rapto de sua filha, muito deprimida, descuida da natureza.

Sendo assim, no acordo firmado entre Zeus e Hades, Perséfone passaria 9 meses no Olimpo (o que corresponde a 3 estações do ano) com sua família, e 3 meses no submundo. Dessa forma, o inverno é caracterizado pelo momento no qual Perséfone permanece no submundo e, por outro lado, o outono, a primavera e o verão, marcam a presença de Perséfone no Olimpo.

Hades na Bíblia

Na Bíblia, Hades pode simbolizar o “Sheol” (Shel), ou seja, local destinado ao mundo dos mortos que anseiam a ressurreição, denominada de “morte temporária”, a qual findará com a ressurreição no dia do juízo final. Ao mesmo tempo, encontram-se textos com referências à Hades como sinônimos de túmulos ou inferno.

Representação de Hades

Hades é normalmente retratado com a coroa e o cetro de dois dentes na mão esquerda, o qual simboliza a vida e a morte. Na mão direita, segura a coleira de seu companheiro canino de três cabeças, Cerbero, animal guardião dos portões do reino de Hades.

Leia também Símbolos Gregos.