Símbolos Egípcios

A cultura egípcia é repleta de símbolos que muitas vezes são utilizados até os dias atuais. Destarte, os símbolos egípcios podem ser usados como amuletos de proteção, sendo que em sua maioria estão relacionados com os deuses, a espiritualidade, a vida, a fecundidade, os sentimentos, a natureza, a política, o poder, dentre outros.

Cruz de Ansata

Simbolos Egipcios

Chave ou a Cruz da Vida, para os egípcios, a representação dessa cruz oval (Ankh) simbolizava a eternidade uma vez que está associada à Ísis (deusa da fertilidade e maternidade) e Osíris (deus da vegetação e da vida no além), a união dos princípios geradores do mundo: o feminino e o masculino. Importante destacar que esse amuleto foi muito utilizado pelos faraós a fim de trazer-lhes proteção, saúde e felicidade.

Olho de Hórus

Simbolos Egipcios

Amuleto que, para alguns, corresponde ao “olho que tudo vê”, por isso, para os egípcios, o olho de Hórus simbolizava a clarividência, além de simbolizar o poder, a força e a proteção espiritual. Vale lembrar que esse símbolo corresponde ao olho que o deus Hórus perdeu durante uma batalha.

Fênix

Simbolos Egipcios

Ave lendária, para os egípcios, a Fênix era considerada o pássaro da ressurreição, símbolo de vida e da renovação, uma vez que essa criatura mítica renasce de suas cinzas. Dessa maneira, ela está associada ao ciclo do sol, representando o símbolo das revoluções solares e, por isso, é uma referência à cidade de Heliópolis (cidade do sol).

Escaravelho

Simbolos Egipcios

O escaravelho sagrado é um dos amuletos mais populares entre os egípcios. Ele simboliza o deus egípcio do Sol - Kepri - e surge em alguns mitos de criação, na medida em que representava a imagem cíclica da imortalidade, numa representação da vida e da renovação da energia. Acreditava-se que ele protegia contra os maus espíritos sendo utilizado, portanto, nos funerais com a finalidade de proteger o coração e a alma do morto.

Pena

Simbolos Egipcios

Para os egípcios, a pena simbolizava a justiça, de forma que representava o peso mais leve, no entanto, necessário para interferir no equilíbrio da balança.

Serpente

Simbolos Egipcios

Animal venerado pelos egípcios, a serpente simbolizava a proteção, a saúde e a sabedoria sendo portanto, considerado um talismã muito poderoso.

Gato

Simbolos Egipcios

Animal venerado como um Deus, visto que os egípcios consideravam os felinos seres superiores; os gatos estavam associados à deusa da fertilidade, Bastet.

Tyet

Simbolos Egipcios

Muitas vezes confundida com a cruz ansata, na medida em que possui uma forma ovalada similar, o nó de Ísis, (Tyet ou Tet) era considerado pelos egípcios como um poderoso amuleto que simbolizava a proteção da deusa da fertilidade e da Maternidade, Ísis. Desse modo, o nó de Ísis era amarrado no pescoço do morto, a fim de lhe assegurar uma viagem protegida e segura ao submundo.

Tatuagens

Os símbolos egípcios são bastante procurados por quem quer fazer uma tatuagem. Entre as mais requisitadas, o olho de hórus é, sem dúvida, uma das principais opções em virtude do seu significado.