Símbolos Egípcios

A cultura egípcia é repleta de símbolos que muitas vezes são utilizados até os dias atuais. Essas figuras podem ser usadas como amuletos de proteção, sendo que em sua maioria estão relacionadas com os deuses, a espiritualidade, a vida, a fecundidade, os sentimentos, a natureza, a política, o poder, dentre outros.

1. Cruz de Ansata

Simbolos Egipcios

A Chave da Vida, Cruz da Vida ou Ankh, a qual tem a aparência de uma cruz oval, simboliza, para os egípcios, a eternidade, a proteção, o conhecimento, a fertilidade e a iluminação.

Ela está associada à Ísis (deusa da fertilidade e maternidade) e ao tyet. Importante destacar que esse amuleto foi muito utilizado pelos faraós a fim de trazer-lhes proteção, saúde e felicidade.

2. Olho de Hórus

Simbolos Egipcios

No Egito Antigo, o Olho de Hórus simboliza a clarividência, o sacrifício, o poder, a força e a proteção espiritual.

O mito egípcio conta que Hórus perdeu um dos seus olhos ao lutar em uma batalha contra seu tio Seth, para vingar a morte do seu pai Osíris. É dito que o olho também representa a vitória do bem contra o mal.

Na Maçonaria, está associado ao "Olho que Tudo Vê".

3. Fênix

Simbolos Egipcios

Ave lendária, para os egípcios, a Fênix era considerada o pássaro da ressurreição, símbolo da vida e da renovação, uma vez que essa criatura mítica renasce de suas cinzas.

Dessa maneira, ela está associada ao ciclo do Sol, representando o símbolo das revoluções solares e, por isso, é uma referência à cidade de Heliópolis (cidade do Sol).

4. Escaravelho

Simbolos Egipcios

Imagem do deus Khepri à esquerda e do escaravelho à direita, desenhos feitos por Jeff Dahl

O escaravelho sagrado é um dos amuletos mais populares entre os egípcios. Ele está associado ao deus egípcio do movimento do Sol, da criação e do renascimento, Khepri, simbolizando ressurreição e nova vida. Inclusive o nome Khepri significa "vir a existir", "início, começo da existência".

Acreditava-se também que o escaravelho protegia contra os maus espíritos, sendo utilizado, portanto, nos funerais com a finalidade de proteger o coração e a alma do morto.

5. Pena

Simbolos Egipcios

Desenho da deusa Maat à esquerda, feito por Jeff Dahl, e de uma pena à direita

Para os egípcios, a pena simboliza a justiça, a verdade, a moralidade, a ordem e a harmonia.

Este símbolo está associado à deusa Maat, também chamada de Deusa da Justiça ou Verdade.

É dito no "Livro Egípcio dos Mortos", que um dos julgamentos das almas era pesar o coração do morto em uma balança em comparação a pena da verdade ou pluma de Maat. Caso o coração fosse mais leve que a pena, a alma poderia adentrar no paraíso ou chamado de "Campos de Junco".

6. Serpente

Simbolos Egipcios
Estátua chamada de "A máscara de Tutankhamon", com uma serpente na coroa, à esquerda - foto por Erik Hooymans. À direita o desenho da divindade Ra-Horakhty, que tem um disco solar dentro de uma serpente na cabeça, feito por Jeff Dahl

Animal venerado pelos egípcios, a serpente simboliza a proteção, a saúde e a sabedoria, sendo considerado um talismã muito poderoso.

Ela está associada ao uraeus, que eram adornos em forma de serpente colocados nas coroas de faraós. Os uraeus têm ligação com a deusa Wadjet, muitas vezes representada como a deusa das cobras, simbolizando proteção e realeza.

7. Gato

Simbolos Egipcios

Estátua da deusa Bastet no British Museum, em Londres. Foto por Einsamer Schütze

Animal sagrado e adorado no Egito Antigo, os egípcios consideravam os felinos seres superiores.

Os gatos estavam associados à deusa da fertilidade, Bastet, que era uma protetora do lar e dos segredos das mulheres, além de que ela guardava a casa contra espíritos malignos e doenças.

Esses felinos eram tão importantes que acabavam por serem mumificados e enterrados em recipientes sagrados, algumas vezes próximos ou mesmo com os seus donos.

8. Tyet

Simbolos Egipcios

Amuleto da Deusa Ísis, Tyet, obra pertencente ao Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque

Muitas vezes confundido com a cruz ansata, na medida em que possui uma forma ovalada similar, o nó de Ísis, (Tyet ou Tet) era considerado pelos egípcios como um poderoso amuleto que simboliza a proteção da deusa da fertilidade e da maternidade, Ísis. Ele representa a força vital inesgotável da deusa, a imortalidade e a eternidade.

O Tyet era amarrado no pescoço do morto, a fim de lhe assegurar uma viagem protegida e segura ao submundo.

9. Djed

Simbolos Egipcios

Desenho de djed feito por Jeff Dahl

O djed é um dos principais hieróglifos egípcios e simboliza estabilidade e permanência.

Como uma espécie de coluna que vai ficando estreita no topo, atravessada por quatro linhas paralelas, o símbolo é associado ao deus Osíris, representando a sua espinha dorsal.

Em um dos mitos, é dito que Osíris tinha o costume de decorar um pilar para ficar como uma árvore, fazendo um ritual para atrair fertilidade e boa colheita.

10. Cajado e Mangual

Simbolos Egipcios

Desenho do cajado e mangual, feitos por Jeff Dahl

Esses dois objetos aparecem constantemente sendo segurados por faraós e deuses. O cajado, chamado de heka em egípcio, que apresenta um gancho em sua extremidade, simboliza o poder, a realeza e a capacidade dos deuses e faraós de governar o povo.

Já o mangual, com o nome de nekhakha em egípcio, tem três fios de ouro na sua extremidade e representa o poder que os líderes possuem para governar e impor ordens. Além disso, também simboliza fertilidade, pois era usado como uma ferramenta agrícola.

11. Cetro Was

Simbolos Egipcios

À esquerda o deus Anúbis, segurando o cetro e à direita o cetro Was, desenhos feitos por Jeff Dahl

Outra espécie de cajado muito importante no Egito Antigo, inclusive um dos símbolos do deus Anúbis, o cetro Was representa autoridade e poder divino.

Ele pode ser visto sendo segurado por diversos deuses e faraós, em pinturas e desenhos. O cetro é composto por uma haste, onde na ponta extrema se tem uma bifurcação, que pode ser a cabeça de um animal, possivelmente um chacal.

Tatuagens de Símbolos Egípcios

Os símbolos egípcios são bastante procurados por quem quer fazer uma tatuagem. Entre as mais requisitadas, o olho de Hórus é, sem dúvida, uma das principais opções em virtude do seu significado.

Simbolos Egipcios
Tatuagem de Olho de Hórus feita por @dionne_1219 e tatuagem de Cruz Ansata com serpente feita por @acaremrex
Simbolos Egipcios
Tatuagem do deus Osíris feita por @raimundopinocaceres e tatuagem do deus Anúbis feita por @zarlanleaotattoo
Simbolos Egipcios
Tatuagem da deusa Ísis feita por @___90boy___ e tatuagem da deusa Bastet feita por @celticarttattoo
Simbolos Egipcios
Tatuagem da deusa Bastet feita por Ink House Tattoos e tatuagem do Faraó Tutancâmon feita por @tattoo__dr
Simbolos Egipcios
Tatuagem de escaravelho feita por @helen_tinc_etherington e tatuagem da deusa Maat com o deus Anúbis feita por @isometric_gallery