Símbolos para tatuagens femininas nas costas

As costas são frequentemente escolhidas pelas mulheres para serem tatuadas porque permitem uma enorme versatilidade.

Por ser uma área do corpo grande, a ilustração escolhida pode ser ampla e sem constrangimentos. Por outro lado, a localização também aceita desenhos delicados e de tamanhos menores situados em espaços específicos como a nuca, as costelas e a zona lombar.

As costas também são muito escolhidas pelas mulheres porque permitem que o desenho seja facilmente escondido por motivos profissionais ou caso a ocasião demande.

Como o local não oferece visualização direta, outra vantagem é que é mais difícil enjoar do desenho.

1. Pássaro

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

Os pássaros são símbolos de relação entre o céu e a terra pois, por terem a capacidade de voar, podem tocar os dois mundos. Muitas vezes são lembrados como mensageiros do céu que trazem algum presságio.

No Taoismo, eles também são símbolos da imortalidade. Em diversas religiões, a imagem é utilizada para representar a alma que escapa do corpo.

Os pássaros são igualmente associados a imagem da leveza, da inteligência e da liberdade. As andorinhas são frequentemente utilizadas em tatuagens femininas.

2. Libélula

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

Admirada pela sua elegância e ligeireza, a libélula (também conhecida no Brasil como "lavadeira") é o símbolo da renovação e do renascimento devido a sua rapidez.

Desenvolta e destemida, é reconhecida também por sua coragem.

Apesar da imagem da libélula estar relacionada na cultura ocidental com uma simbologia majoritariamente positiva, há quem a associe também ao ocultismo e à feitiçaria, como sinal de mau presságio.

Uma curiosidade: a libélula é o símbolo do Japão, que chega a ser conhecido como a Ilha da Libélula (Akitsu-shima).

3. Borboleta

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

A borboleta é um símbolo da leveza e da beleza. Voam graciosamente e são espíritos viajantes e mutáveis.

É preciso lembrar que a borboleta, pelo seu ciclo de vida, também contém em si a ideia da metamorfose e da ressurreição. Há quem use a borboleta para representar o outono e também a efemeridade do tempo.

No Japão, uma borboleta é o símbolo da mulher e duas borboletas juntas representam a felicidade conjugal. Entre os astecas, a borboleta era o símbolo da alma.

4. Cruz

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

A cruz é um dos símbolos mais antigos da humanidade e esteve espalhado nas mais variadas regiões do planeta (desde o Egito, até a China também passando por Creta).

Para se ter uma ideia da longevidade do símbolo, foi localizada uma cruz de mármore que data do século XV a.C.

A cruz, com quatro pontos cardinais, é a base de todos os símbolos de orientação. Muitas pessoas desejam carregar amuletos nas costas, símbolos supersticiosos para trazerem sorte ou benção. No caso da cruz, as tatuagens estão majoritariamente relacionadas com as religiões cristãs.

5. Mandala

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

A mandala é um círculo com um interior complexo, que geralmente inclui outras formas geométricas simétricas. Ela simboliza a paz interior e a busca por um equilíbrio.

A mandala é um resumo da manifestação espacial, uma imagem do mundo e ao mesmo tempo uma representação dos poderes divinos.

Para os hindus, a mandala tradicional é a determinação do espaço sagrado central que é o altar e o templo. Para além da religião, as mandalas foram muito estudadas na psicologia por Carl Gustav Jung.

6. Fada

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

A fada está frequentemente ligada à magia e simboliza os poderes paranormais da mente ou as habilidades prodigiosas da imaginação.

Simbolicamente as fadas também são tidas como mensageiras de outros mundos.

Reconhecida pela sua delicadeza e capacidade de voar, a fada é um símbolo de feminilidade escolhido por muitas mulheres que desejam se tatuar.

7. Pena

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

O símbolo da pena está ligado no xamanismo aos rituais de ascensão celestial e, portanto, de clarividência e adivinhação.

A pena também é um símbolo profundamente relacionado à escrita, ao pensamento e à criatividade.

Por outro lado, em muitas civilizações (como os astecas e maias), a pena está associada a um simbolismo lunar e representa o crescimento da vegetação. É tida também como um amuleto de sorte e proteção

8. Flores

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

Embora cada flor carregue a sua própria simbologia, de modo geral é possível afirmar que a flor é a imagem da virtude da alma, da perfeição espiritual, da harmonia e do amor.

É considerada uma representação de um princípio passivo e da conformidade do ciclo natural. O desabrochar de uma flor depende da terra e da chuva e respeita um ciclo próprio.

Na cultura ocidental, muitas vezes a flor é associada à virgindade, à castidade e à pureza.

9. Tigre

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

O tigre simboliza coragem, potência e ferocidade. É um animal caçador por natureza, por isso frequentemente está associado a ideia da persistência e da velocidade.

Fortes, os tigres são muito tatuados porque são tidos como símbolos de força protetora.

O tigre também é um símbolo muito usado por guerreiros, que se identificam com a valentia do animal.

10. Escorpião

Simbolos Para Tatuagens Femininas Nas Costas

O escorpião é símbolo da força, da traição e da dominação. É frequentemente tatuado em referência ao signo do zodíaco (pertence ao signo do escorpião quem nasce entre 24 de outubro e 22 de novembro).

O animal também está relacionado à luxúria, à sensualidade e ao perigo.

Há quem tatue escorpiões por acreditar que o animal seja uma espécie de amuleto, capaz de trazer proteção. Por outro lado, muitos africanos evitam sequer dizer a palavra escorpião porque acreditam que o animal traga más energias.

Leia mais sobre as tatuagens: