Cruz

A cruz é um símbolo universal muito antigo utilizada por diversas culturas, crenças e religiões. Na maioria das vezes, a cruz representa a boa sorte de quem a carrega. Além disso, apresenta uma grande variedade de formas, por exemplo: a cruz de São Pedro, cruz de Santo Antônio, cruz vergada, cruz grega, cruz latina, cruz celta, cruz de Malta, cruz juliana, cruz papal, cruz baptismal, dentre outras.

Cruz Cristã

Cruz

A cruz cristã é o símbolo supremo da fé e da Santidade, uma vez que Cristo foi crucificado antes de morrer num ato de sacrifício para salvar a humanidade. Para tanto o crucifixo tornou-se um objeto de devoção cristã estando presente em igrejas, capelas, monastérios e templos.

Entretanto, a despeito de ser muito conhecida como símbolo cristão, a cruz já era utilizada por povos da antiguidade, do período neolítico e, posteriormente, pelos egípcios, gregos, celtas e os astecas. Todavia, a cruz era representada com um círculo em volta simbolizando o sol e o ciclo da natureza, chamada de “cruz solar”. Com efeito, a cruz, em geral, partilha muito de seu simbolismo com o número quatro, o quadrado ou o cubo, de modo que a planta de muitas igrejas foram construídas em formato de cruz.

Cruz Grega

Cruz

Símbolo Cristão utilizado no século IV e chamada também de “Cruz básica”, a cruz grega, com braços de igual comprimento, simbolizavam os quatro pontos cardeais, os quatro ventos, bem como a disseminação da palavra de Deus.

Cruz Latina

Cruz

Sua forma (parte vertical longa e horizontal mais curta) é a mais conhecida dentre todas as cruzes, visto que Cristo foi crucificado numa dessas e, por isso, tornou-se símbolo de luz, de reencarnação e de Jesus.

Cruz de São Pedro

Cruz

Também chamada de “cruz invertida”, essa cruz, simboliza a humildade cristã uma vez que São Pedro, apóstolo de Jesus, foi crucificado de cabeça para baixo porque não admitiu ser crucificado como seu mestre. Além disso, a cruz invertida, na atualidade, é usada por muitos satanistas, como símbolo do Anticristo.

Cruz de Santo Antônio

Cruz

Também conhecido pela cruz Tao, ela é formada pela última letra do alfabeto hebreu e posteriormente do grego. Foi usada pelos romanos para a crucificação; por isso, simboliza o bem-estar, a salvação e a redenção. Foi símbolo de Deus romano Mithras, do deus grego Attis e de Santo Antônio do Egito.

Cruz Vergada

Cruz

A cruz vergada é utilizada pelo Cristianismo para simbolizar o peso que Jesus aguentou até sua morte. Por outro lado, é um símbolo satânico do Anticristo.

Que tal conhecer mais Símbolos do Cristianismo?