Cruz: seus diversos tipos e simbologias

A cruz é um símbolo universal muito antigo. Dentre os vários significados, o mais reconhecido é como símbolo da fé cristã e do cristianismo.

Utilizada por diversas culturas, crenças e religiões, na maioria das vezes, a cruz significa a boa sorte de quem a carrega.

Com todas as organizações e ordens cristãs, a cruz evoluiu para diversos formatos, com significados diferentes em cada um deles.

São exemplos: cruz de São Pedro, cruz de Santo Antônio, cruz vergada, cruz grega, cruz latina, cruz celta, cruz de Malta, cruz juliana, cruz papal, cruz baptismal, dentre outras.

Cruz Cristã ou Crucifixo

Cruz

A cruz cristã é o símbolo supremo da fé e da Santidade, uma vez que Cristo foi crucificado antes de morrer num ato de sacrifício para salvar a humanidade. Para tanto o crucifixo tornou-se um objeto de devoção cristã estando presente em igrejas, capelas, monastérios e templos.

A despeito de ser muito conhecida como símbolo cristão, a cruz já era utilizada por povos da antiguidade, do período neolítico. Posteriormente, foi usada por egípcios, gregos, celtas e astecas.

Todavia, a cruz era representada com um círculo em volta, simbolizando o Sol e o ciclo da natureza, chamada de “Cruz Solar”.

Em geral, partilha muito de seu simbolismo com o número quatro, o quadrado ou o cubo, de modo que a planta de muitas igrejas foram construídas em formato de cruz.

Cruz Grega

Cruz

Símbolo cristão utilizado no século IV e chamada também de cruz básica ou crux quadrata em latim, a cruz grega, com braços de igual comprimento, simboliza os quatro pontos cardeais e os quatro ventos. Além disso, simboliza a disseminação da palavra de Deus.

Cruz Latina

Cruz

Sua forma (parte vertical longa e horizontal mais curta) é a mais conhecida dentre todas as cruzes, visto que Cristo foi crucificado numa cruz com essa forma. É por isso que a mesma se tornou símbolo de luz, de reencarnação e de Jesus. Também é chamada de crux immissa, em latim.

Cruz de São Pedro

Cruz

Também chamada de cruz invertida, essa cruz simboliza a humildade cristã. Isso porque São Pedro, apóstolo de Jesus, foi crucificado de cabeça para baixo pelo fato de não se achar digno de ser crucificado como o seu mestre.

Além disso, na atualidade, a cruz invertida, é usada por muitos satanistas, como símbolo do Anticristo.

Cruz de Santo Antônio

Cruz

Também conhecida como cruz de tau, ela é formada pela última letra do alfabeto hebreu e posteriormente do grego.

Foi usada pelos romanos para a crucificação, por isso, simboliza o bem-estar, a salvação e a redenção.

Foi símbolo do Deus romano Mithras, do deus grego Attis e de Santo Antônio do Egito.

Cruz Vergada

Cruz

A cruz vergada é utilizada pelo Cristianismo para simbolizar o peso que Jesus aguentou até sua morte. Por outro lado, é um símbolo satânico do Anticristo.

Cruz de Malta

Cruz

A cruz de Malta, cruz de Amalfi ou cruz de São João, é o símbolo da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários ou Ordem de Malta.

Suas oito pontas representam o renascimento e os oito deveres dos cavaleiros dessa ordem militar cristã. Ela é um emblema de honra e proteção, por isso é utilizada por várias organizações religiosas.

Cruz Ansata

Cruz

Também conhecida como Ankh ou cruz egípcia, a cruz ansata representa a chave da vida, cujo sentido é a eternidade. Além disso, simboliza a totalidade e a união dos opostos.

Na religião Wicca é utilizada como um amuleto para saúde e fertilidade.

Os cristãos a chamam de cruz cóptica.

Cruz Celta

Cruz

A cruz celta, ou cruz céltica, composta por um círculo que unifica as extremidades, é um símbolo de unidade e do amor de Deus, também pode representar uma auréola. Além disso, simboliza fertilidade e é utilizada como um talismã.

Trata-se de um símbolo do povo celta que passou a ser utilizado pelas igrejas protestantes. Simboliza nascimento, morte e ressurreição de Jesus.

O artigo está interessante? Então confere mais sobre Símbolos Celtas.

Cruz de Caravaca

Cruz

A cruz de caravaca, também chamada de cruz de Lorena, é um amuleto religioso que enaltece a Providência Divina. É usada pela Igreja Católica para simbolizar um cardeal.

Surgiu milagrosamente na cidade de Caravaca, na Espanha, que possivelmente era uma fortaleza da Ordem dos Templários, segundo alguns historiadores.

Para os franceses, a cruz de Lorena é um símbolo muito importante de liberdade, foi levada para batalhas por Joana d'Arc.

Dizem que há nela um pedaço da cruz em que Jesus foi crucificado.

Cruz Gótica

Cruz

A cruz Gótica marca o estilo gótico, sendo bastante decorada. Assinala mais uma tendência na moda do que propriamente uma crença.

Simboliza o lado sombrio e obscuro da fé, dor e mistério.

Esse importante símbolo da iconografia gótica não está relacionada ao Satanismo.

Conheça ainda: