Estrela

A estrela é uma fonte de luz e está associada ao simbolismo celeste. A estrela simboliza a perfeição, a luz, o renascimento, o céu, o divino, a proteção, a esperança, o desejo, a renovação, o equilíbrio, a sabedoria.

Simbologias e Significados das Estrelas

Estrela de quatro pontas

Estrela

A estrela de quatro pontas simboliza o nascimento do menino Jesus; chamada de "Estrela de Belém" foi ela a responsável por guiar e conduzir os três Reis Magos até Belém para adorarem o menino.

Estrela de cinco pontas

Estrela

Símbolo do Microcosmos humano, a Estrela de cinco pontas ou Pentagrama, simboliza o mundo espiritual, a orientação e proteção divina dos mortos. Por outro lado, pode simbolizar as cinco chagas de Cristo. Além disso, a estrela de cinco pontas era o símbolo da deusa suméria da fertilidade Ishtar visto que a estrela simboliza sua atitude guerreira.

Veja também a simbologia da Estrela Náutica.

Estrela de seis pontas

Estrela

Símbolo popular do Judaísmo, a estrela de seis pontas ou Hexagrama, representa a Estrela da Davi formada por dois triângulos equiláteros que simbolizam a união do feminino e do masculino. Por isso, essa estrela simboliza a união dos opostos bem como a ligação entre o céu e a terra.

Estrela de sete pontas

Estrela

A estrela de sete pontas simboliza a harmonia do mundo, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias, partilhando, em grande parte, sua simbologia com o número sete. Dessa forma, a estrela de sete pontas ou o heptagrama, para os cristãos simboliza os setes dias de criação do mundo, enquanto que para os budistas simbolizam os sete degraus para a evolução ou iluminação. Vale lembrar que para os pagãos, essa estrela representa um símbolo mágico.

Estrela de oito pontas

Estrela

No hinduísmo, a estrela de oito pontas representa oito divindades, chamadas de "Ashtalakshmi", que unidas representam as oitos formas de "Lakshmi", a deusa da abundância.

Leia, ainda, Estrela do Caos.

Estrela de Diamantes

Estrela

Artefato que surgiu me 1870 possui doze pontas muito usado em forma de alfinetes de peito para simbolizar o esplendor de seu usuário. Pode representar os 12 dias de natal, os 12 apóstolos ou ainda, as 12 tribos de Israel.

Estrela Cadente

Estrela

As estrelas cadentes são as mensageiras divinas e simbolizam o bom presságio, as divindades e o nascimento.