Número 7

Numero 7O número 7 (sete) representa a totalidade, a perfeição, a consciência, o sagrado e a espiritualidade. O sete simboliza também conclusão cíclica e renovação.

Tem uma grande importância simbólica para o mundo cristão e para muitas outras mitologias.

Significado do número 7 na Bíblia

Segundo a Bíblia, Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, fazendo dele um dia santo. E o número 7 passa a simbolizar perfeição e conclusão.

“No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, por­que nele descansou de toda a obra que realizara na criação.” (Gênesis 2:2-3)

É justo por causa desse fato que os judeus guardam o sábado ou shabbat, que é o sétimo dia, considerado o dia de descanso, o dia para entrar em harmonia com Deus.

Um dos principais símbolos do judaísmo, o Menorá, é um candelabro de sete braços, o qual representa os sete dias da semana, além de simbolizar a luz que nunca se apaga e a existência de Deus.

Também por conta Bíblia, esse número ganha o simbolismo de perdão e cura. Quando Jesus fala:

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21-22)

A simbologia de cura está espalhada em vários versículos, como, por exemplo:

“Então Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado". Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança.” (2 Reis: 5-9,10,14)

Porém, o número sete também apresenta um simbolismo negativo no cristianismo. Ele é mencionado 77 vezes no Velho Testamento e é muitas vezes associado ao diabo. São sete os pecados capitais e sete são as áreas de purgação do purgatório.

A besta do Apocalipse, associada ao anticristo, apresenta 7 cabeças:

“Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia.” (Apocalipse 13:1)

São também sete os selos proféticos do Apocalipse, que desencadearam várias situações do fim do mundo, inclusive os Cavaleiros do Apocalipse. Também são sete as igrejas do Apocalipse, sete trombetas e sete anjos que as tocam.

Número 7 na Numerologia

De acordo com a Numerologia, o número 7 indica a busca pela aprendizagem e pela perfeição.


Significado do número 7 no Espiritismo

Se baseando também na Bíblia, algumas obras espíritas dividem a Terra em sete dimensões do plano espiritual ou sete esferas que rodeiam a Terra, as quais podem mudar de nome com cada autor. São elas:

  1. Abismo (zona com a pior condição, só habitam espíritos muito erráticos)
  2. Trevas (zona ruim, porém mais calma do que o abismo)
  3. Crosta terrestre (zona habitada pelos seres encarnados, onde há coisas boas e ruins)
  4. Umbral (essa zona envolve o plano terrestre, mas sendo uma espécie de purgatório, de separação de espíritos)
  5. Zonas de transição (zona espiritual que está presente no Umbral)
  6. Esferas superiores (zona de felicidade, habitada por espíritos bons)
  7. Esferas resplandescentes (zona onde Cristo impera, de felicidade extrema e de espíritos superiores)

Outros simbolismos do número 7

Ele tem o simbolismo de ciclo completo e de perfeição dinâmica. Cada fase da lua, que são um total de quatro, apresentam 7 dias de ciclo, então fazendo a multiplicação (4x7) são 28 dias para o ciclo lunar se completar, remetendo também à mudança e à renovação positiva.

Existem 7 chakras ou centros de energia no nosso corpo, os quais conectam mente, corpo e espírito. Para o islamismo existem sete céus e sete terras, frequentemente citados no Alcorão.

Nas histórias e mitos da Mesopotâmia o número sete simboliza mistério e apresenta caráter religioso. Para os sumérios, o sete era especial, místico e sagrado, um dos fatores para isso é porque o número é primo, ou seja, só se divide por 1 e por ele mesmo.

O número 7 também é considerado um regulador de vibrações, como se pode notar nas sete cores do arco-íris e nas sete notas da gama diatônica (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si).

A tradição hindu atribui ao sol sete raios, sendo que seis correspondem às direções do espaço e o sétimo corresponde ao centro. Ou seja, o número remete à totalidade, assim como no arco-íris a sétima cor é o branco, que também é a junção de todas as cores.

Sete são os dias da semana, os graus da perfeição, as esferas celestes, as pétalas de rosas e os ramos da árvore cósmica.

Caso você goste de números de uma forma geral e queira saber mais sobre a simbologia de cada um, pode conferir o conteúdo Significado dos Números.