A Cruz de Tau, ou simplesmente o Tau, é uma cruz sem cabeça em forma de T (Tau é a letra T em grego). A Cruz de Tau é uma das mais antigas representações da cruz, e simboliza o direcionamento da mente para o bem através da luz, da verdade, da palavra, do poder, e da força. A Cruz de Tau simboliza também o tempo e a eternidade.
A Cruz de Tau se forma a partir da convergência de uma linha vertical e outra horizontal, simbolizando o encontro entre o celeste e o ctoniano, o divino e o humano.
Simbologias da Cruz de Tau
Por ser uma das mais antigas imagens da cruz, a Cruz de Tau possui vários significados usados em diferentes contextos, e um não exclui o outro.
A iconografia cristã acabou por incorporar a Cruz de Tau como uma forma de representar o suplício do Messias, associando a cruz ao crucificado. A Cruz de Tau, neste contexto, simboliza sacrifício, redenção e salvação.
A Cruz de Tau simboliza uma serpente fixada numa estaca, a morte sendo vencida pelo sacrifício. No Antigo Testamento, Isaac levava uma madeira em forma de Tau em suas costas, e por isso um anjo segurou no braço do seu pai impedindo que este lhe tirasse a vida em sinal de sacrifício a Deus.
O Tau Franciscano
A Cruz de Tau é a cruz utilizada pelos franciscanos. Foi adotada por São Francisco e usada com três nós como símbolo de sua Ordem Religiosa. Os nós representam, respectivamente, os votos de pobreza, castidade e obediência perante Deus.
Para São Francisco, a Tau, que tem a forma da cruz, fazia lembrar o amor de Jesus Cristo pelos homens, e era usado como um símbolo de conversão, de uma vida que tinha como missão ajudar o próximo.
Uma vez que é Santo Antônio pertencia à Ordem dos Franciscanos esse símbolo também ficou conhecido como Cruz de Santo Antônio.
Comumente, a Cruz de Tau é talhada em madeira, principalmente quando a é usada como símbolo da Ordem Religiosa de São Francisco, pelos franciscano. Quando não é feita em madeira, é sempre pintada de vermelho.
Veja também a simbologia da Cruz.