Cruz Ansata

Cruz AnsataA Cruz Ansata, conhecida também pelo nome Ankh ou cruz ankh, é considerada uma cruz sagrada em algumas religiões, e é também chamada de cruz egípcia, devido à sua origem.

A cruz Ansata era um antigo hieróglifo que, segundo os egípcios, simboliza a eternidade, a chave da vida. Era um símbolo utilizado pelos nobres e faraós com o intuito de lhes trazer proteção.

A Cruz Ansata é representada de forma ovalada, com uma alça fechada na ponta superior vertical. Sua representação simboliza a união do masculino e do feminino, ou seja, pela união das pontas que forma um cordão, simboliza a vida em sua totalidade, e a união dos opostos.

A Cruz Ansata, também chamada de cruz com um laço, corresponde à combinação da cruz oval de Ísis, deusa grega da natureza, da maternidade e da magia, e a cruz Tao de Osíris, deus grego da vegetação e do além, que juntas simbolizam a vida, a unidade fundamental.

Na religião Wicca, utilizada como amuleto, a Cruz Ansata simboliza a proteção, a fertilidade, a reencarnação, a imortalidade. Muitos bruxos utilizam a Cruz Ansata em seus rituais, como símbolo de saúde e de fertilidade.

Na alquimia e no ocultismo, a Cruz Ansata é utilizada para representar o caminho da vida simbolizando a transformação. Os cristãos adotaram essa cruz com asa, chamada de “cruz cóptica”. Por outro lado, essa cruz distinta é, muitas vezes, confundida com uma cruz satanista, pertencente à magia negra.

Leia também: