Flor

FlorA flor é o símbolo da beleza, da alma, da pureza, do amor, da fertilidade, da natureza, da criação, da infância, da juventude, da harmonia, da perfeição espiritual e do ciclo vital. Por vezes, a flor é considerada o símbolo da virgindade ou de sua perda (processo chamado de defloração).

Significados e Simbologias da Flor

As simbologias e os significados associados à flor diferem muito de cultura para cultura; contudo, a flor é um símbolo antigo e universal do princípio passivo, do nascimento e do ciclo vital e, desde a antiguidade, muitas foram usadas para a cura de muito males e ainda nos rituais sagrados.

Quando estão abertas, as flores simbolizam a natureza em seu maior esplendor, representando assim, a glória e refletindo tudo o que é passivo e feminino, portanto, ligadas a beleza, a juventude, a paz, ao espírito e a primavera. Ademais, sua beleza fugaz representa a brevidade da juventude, bem como a glória e, além disso, dependendo de sua cor, as flores podem simbolizar uma orientação das tendências psíquicas, por exemplo: as amarelas estão associadas ao sol, as azuis aos sonhos, enquanto as vermelhas estão ligadas ao sangue e ao amor.

Para os povos pré-colombianos, os Astecas e os Maias, as flores possuíam uma simbologia sagrada e de perfeição, uma vez que os jardins repletos de flores, para eles, representavam não somente um ornamento, mais estavam associados aos deuses e a criação do universo. Curioso notar que, para os Maias, a flor da frangipana simbolizava a fornicação e, por isso, estava também associada à fertilidade e ao sol.

Por sua vez, o Cristianismo associa as flores ao símbolo da perfeição e, muitas vezes, ela surge nas passagens bíblicas representando o paraíso celestial. Da mesma maneira, muitas culturas orientais, como o tantra, o taoismo e o budismo associam a imagem da flor à renovação espiritual e da evolução interior, como por exemplo, a flor-de-ouro e a flor de lótus. Já nas culturas ocidentais, a flor-de-lis e o lírio, ambos simbolizam a pureza, a virgindade, a beleza e a renovação espiritual.

Ikebana

O Ikebana é a arte japonesa dos arranjos florais que carrega um simbolismo associado à flor, uma vez que no Japão, ela representa a perfeição, o ciclo vital e o equilíbrio. Dessa forma, o arranjo floral segue um esquema: o ramo superior simboliza o céu, o médio simboliza o homem e, por fim, o inferior simboliza a terra, formando, assim, a ordem cósmica e a tríade universal representada pelo homem como um mediador entre o céu e a terra.

Conheça a simbologia da flor de cerejeira.