Lírio

LirioO lírio é uma flor que simboliza a pureza, a brancura, a inocência e virgindade. Mas o lírio também possui uma simbologia completamente inversa. Se o lírio presta-se a simbolizar a pureza celestial, também pode simbolizar a tentação das paixões e o erotismo.

Simbologias de lírio

O lírio é originário do hemisfério norte, e está presente tanto na América do Norte, quanto na Europa e Ásia. A flor possui um pistilo saliente, com aspecto fálico, remetendo a significados relacionados à sexualidade e erotismo.

O lírio é também a flor do amor, que carrega ambiguidades e pode ser tanto irrealizável, reprimido ou sublimado. Quando o amor é sublimado, o lírio simboliza a glória do amor.

O lírio é a flor real representada na imagem da flor de lis, símbolo da geração, de prosperidade, e da raça, usado pela nobreza e realeza francesa em seus brasões. Representado como flor de lis, o lírio simboliza poder, soberania, lealdade e honra, simbolizando também a pureza tanto do corpo, como da alma.

A flor de lis é também o símbolo dos escoteiros e do escotismo.

Para a cultura chinesa, o lírio representa a fartura, o amor eterno e o verão. Já para a crença cristão, o lírio simboliza um abandono à providência divina, ou uma entrega mística à graça de Deus.

Veja também o simbolismo de Flor de Lótus e Orquídea.