Pomba

PombaNa mitologia judaico-cristã, a pomba representa o Espírito Santo, que na Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), simboliza paz, pureza, simplicidade, harmonia, esperança e felicidade reencontrada. É frequentemente representada carregando um ramo de oliveira.

Simbologias de pomba

Na esfera cultural, a pomba simboliza a sublimação do instinto animal. Numa perspectiva pagã, a pomba também simboliza pureza, mas refere-se à pureza do amor, se apondo ao amor carnal e aos instintos sexuais, mas se associa a este por complementaridade. A pomba é a ave que aparece associada à imagem de Afrodite e Eros, simbolizando a realização amorosa e dos desejos dos amantes.

A pomba representa, portanto, aquilo que o homem possui de imperecível e impalpável, é um princípio vital, a alma, a essência do amor. A pomba é o símbolo do amor, sobretudo quando representa-se um casal de pombos.

Pomba Branca

A pomba branca é mais comumente usada na iconografia cristã devido à sua brancura imaculada. Na iconografia cristão, a pomba é representada saindo do corpo de São Policarpo depois de sua morte, simbolizando a sublimação da vida, da existência corpórea à existência espiritual.

A origem do uso cristão da imagem da pomba branca como símbolo da paz e esperança, provém da passagem bíblica do Antigo Testamento em que uma pomba branca foi solta por Noé após o dilúvio, encarregando-a de encontrar terra firme. A pomba branca, após a sua viagem, retorna trazendo um ramo de oliveira, como uma mensagem a Noé avisando-lhe de que o dilúvio havia baixado e que havia terra e esperança para o homem. A pomba é também uma mensageira de boas notícias.

Ver também a simbologia da Andorinha, bem como conheça outros Símbolos do Cristianismo.