A pomba é o simbolo universal da paz. Além de paz, simboliza pureza, simplicidade, harmonia, esperança e felicidade reencontrada.
Na esfera cultural, a pomba simboliza a sublimação do instinto animal. Numa perspectiva pagã, a pomba também simboliza pureza, referindo-se à pureza do amor, mas por complementaridade se associa ao amor carnal e aos instintos sexuais.
A pomba é a ave que aparece associada à imagem de Afrodite e Eros, simbolizando a realização amorosa e dos desejos dos amantes.
Representa, portanto, aquilo que o homem possui de imperecível e impalpável, um princípio vital, a alma, a essência do amor. É o símbolo do amor, sobretudo quando representado através de um casal de pombos.
Pomba da Paz
A origem do uso cristão da imagem da pomba branca como símbolo da paz e esperança provém de uma passagem bíblica do Antigo Testamento. Após o dilúvio, Noé soltou uma pomba encarregando-a de encontrar terra firme.
Após a sua viagem, ela retorna trazendo um ramo de oliveira, através do qual avisa Noé que o dilúvio havia baixado e que havia terra e esperança para o homem.
É por isso que a pomba também é uma mensageira de boas notícias.
Pomba do Espírito Santo
Na mitologia judaico-cristã, a pomba é o principal símbolo do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
Isso porque, de acordo com a Bíblia, quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de pomba.
Pomba Branca
A pomba branca é mais comumente usada na iconografia cristã devido à sua brancura imaculada. A representação da pomba saindo do corpo de São Policarpo depois de sua morte, por exemplo, simboliza a sublimação da vida, da existência corpórea à existência espiritual.
Leia também: