A paz normalmente está associada à cor branca. Existem alguns símbolos que transmitem ou fazem remissão a esse conceito que exprime satisfação e representa ausência de guerra, conflitos e violência.
Símbolo da Paz
Ao contrário do que muitos pensam, esse símbolo internacional não foi inventado pelos hippies na década de 60, que o chamaram de símbolo de Paz e Amor.
Ele foi criado na Inglaterra pelo artista britânico Gerald Herbert Holtom (1914-1985) para a "Campanha do Desarmamento" (Campaign for Nuclear Disarmament-CND), em 1958.
O desenho do símbolo é um círculo com duas linhas apontando para baixo (num ângulo de 45 graus) e uma linha para cima. Ele representa a união das letras “n” e “d”, ou seja, a união das palavras: desarmamento nuclear (nuclear disarmament).
Leia também: Símbolo de Paz e Amor e Cruz-pé-de-galinha.
Branco
A cor branca transmite paz, segurança, limpeza, calma e tranquilidade. É, assim, uma cor de manifestação positiva e está relacionada com os anjos, em oposição à cor negra, sombria e negativa.
Na sua sequência, a pomba e a bandeira brancas são igualmente símbolos da paz.
Pomba
A pomba branca é considerada o símbolo universal da paz. É ela que é a mensageira de paz no Cristianismo e no Judaísmo.
Muitas vezes, a pomba aparece com um ramo na boca, representando a segurança e a liberdade.
Conforme consta na história do dilúvio no Antigo Testamento da Escritura Sagrada, uma pomba aparece para Noé com um ramo de oliveira na boca. Foi esse gesto que indicou que a grande inundação havia chegado ao fim.
Bandeira Branca
Esse símbolo de paz conhecido mundialmente é utilizado desde o Renascimento e simboliza verdade, união, pureza.
Por isso, esse estandarte de cor neutra representa uma missão de paz. Ela é usada principalmente nas guerras, na medida em que representa a neutralidade da tropa e sua intenção ante o inimigo (se render e não lutar).
A bandeira branca está registrada na Convenção de Genebra e sua importância é tão grande que sendo mal utilizada resulta em um crime de guerra.
Pena Branca
Algumas organizações adotaram a pena branca como símbolo da paz. Originalmente a pena representa covardia, ideia que remonta há muitos anos quando se pensava que os galos de luta cuja cauda era branca lutavam mau.