Akai Ito: o amor no fio vermelho do destino

O akai ito que significa fio vermelho ou fio vermelho do destino é um símbolo que surgiu a partir de lendas asiáticas, originalmente chinesas.

Ele simboliza o amor verdadeiro e a união de duas pessoas que foram destinadas uma para a outra, que são almas gêmeas.

Akai Ito O Amor No Fio Vermelho Do Destino

By PinkFroop

Lenda do Akai Ito

A lenda sobre a linha vermelha do destino, que se originou na China, diz que aqueles que são ligados pelos deuses por esse cordão, estão destinados a ficarem juntos independente da hora, do local ou das circunstâncias.

O fio vermelho, que é algo metafórico, uma conexão invisível, pode se emaranhar, pode se esticar, mas nunca irá se quebrar. É a união inquebrável entre duas pessoas.

Uma das histórias conta que o deus Yue Lao ou Xia Lao Yue, que significa velho homem sob a lua, o qual é responsável pelos casamentos e uniões, juntando os casais predestinados com um fio vermelho no tornozelo, encontra um menino e lhe diz que logo ele iria precisar se preparar para o seu destino, ou seja, o casamento.

Akai Ito O Amor No Fio Vermelho Do Destino

O deus Yue Lao by lillybraconnot

O jovem, que ainda era bastante imaturo, diz que não pretende casar e que não quer mais participar daquela conversa. Porém, o velho sábio lhe mostra, pela primeira vez, o cordão vermelho que o liga a uma garota.

Assustado, o jovem acaba por pegar uma pedra e atirar na cara da menina, fugindo depressa daquele cenário. O fio vermelho então se torna invisível, além de ter ficado emaranhado.

Após alguns anos, o jovem que já tinha se tornado um homem, inclusive não recordava muito bem daquela memória de infância, não parava de pensar o quanto queria encontrar seu par ideal.

Passeando pelo seu vilarejo, sob a luz do luar, ele avistou a silhueta de uma mulher por quem logo se apaixonou e quis casar. Após o casamento, ele percebeu que sua mulher apresentava uma cicatriz no rosto e perguntou como aquilo tinha acontecido.

A mulher lhe disse que quando era uma menina, anos atrás, um jovem a teria acertado com uma pedra. Logo tudo ficou muito claro, que ele tinha se casado com a moça predestinada a ele pelos deuses.

Fio Vermelho Japonês

As lendas e histórias sobre o akai ito são muito diversificadas e se espalharam principalmente na China e Japão. Muitas vezes fica até difícil saber a origem certa delas.

No Japão o fio vermelho apresenta o mesmo simbolismo, o que se modifica é que ao invés dos casais serem unidos pelo tornozelo, a linha vermelha do destino é conectada ao dedo mindinho.

Inclusive alguns filmes e animes japoneses fazem referência ao akai ito e a sua história. Os principais são o dorama de 2008, “Akai Ito”, e o anime “Kimi no na wa” (2016), do diretor Makoto Shinkai.

Akai Ito O Amor No Fio Vermelho Do Destino

Capa do filme "Akai Ito", do diretor Shôsuke Murakami

Akai Ito O Amor No Fio Vermelho Do Destino
Anime "Kimi no na wa", do diretor Makoto Shinkai

Pulseira Fio Vermelho para Casal

Akai Ito O Amor No Fio Vermelho Do Destino

By @shop.dyad

Como a história asiática viralizou de certa forma ao redor do mundo, vários casais passaram a usar a pulseira que faz referência ao fio vermelho do destino. Simbolizando amor verdadeiro e união. Uma ótima e significativa ideia para casais, você não acha?

O conteúdo foi do seu interesse? Quer ler sobre outros símbolos associados ao amor? Confere: