Flor de Cerejeira

Flor De Cerejeira

A flor de cerejeira é a flor nacional do Japão. Por isso, nesse país, ela tem um significado muito importante.

Ela carrega a simbologia das flores, dentre as quais destacamos a beleza, a renovação e a juventude.

A flor de cerejeira, ou flor de sakura, como é conhecida no Japão, simboliza pureza e felicidade. Por isso, uma infusão dessas flores é servida nos casamentos japoneses.

A floração da cerejeira antecede a colheita do arroz, de modo que os japoneses acreditam que a abundância das flores indica o sucesso da produção desse alimento. Importa referir que o arroz tem o sentido de dádiva divina para o povo japonês.

Delicada e frágil, a flor de cerejeira é símbolo da vida curta dos samurais, uma vez que se dispõem a enfrentar a morte para vencer uma batalha. Por esse motivo, esse é o emblema dos samurais, bem como do bushido. Bushido é o código de conduta dessa classe de guerreiros japoneses.

O local escolhido pelos guerreiros samurais para meditar era justamente debaixo de uma cerejeira.

Conheça mais Símbolos Japoneses.

Tatuagem

Flor De Cerejeira

A tatuagem da flor cerejeira é uma das tatuagens orientais preferidas pelos admiradores dessa arte, especialmente entre o gênero feminino.

As mulheres que escolhem essa imagem para tatuar no corpo o fazem em virtude da delicadeza do desenho, bem como pela sensualidade que transmite.

Entre o gênero masculino, a flor de cerejeira pode fazer parte de tatuagens onde constem, por exemplo, tigres ou dragões.

Lenda

O Nome sakura teria surgido pelo fato de uma princesa chamada Konohana Sakuya Hime ter caído do céu nas proximidades do Monte Fuji. Segundo a lenda, a princesa teria se transformado na flor de cerejeira.

Mas há ainda outra lenda que indica que a origem do seu nome seria a partir da palavra kura, local onde era guardado o arroz.

Leia também a simbologia da cereja e da flor.