Flor de Lis

Flor LisA flor de lis, tal como o lírio, simboliza a pureza, a virgindade, a beleza e a renovação espiritual. Esse símbolo é, na verdade, o lírio da realeza usado inicialmente pela realeza francesa desde o século XII, de modo que se tornou emblema da França, onde simboliza poder, soberania, lealdade e honra.

A flor de lis está presente ha heráldica para indicar o status na filiação. Assim, ela indica o sexto filho de uma família.

Além de outros significados, que veremos adiante, é também símbolo dos escoteiros e do escotismo.

Pedagogia

A flor de lis compõe o símbolo dessa profissão que frequentemente é associada à coruja em virtude da associação que essa ave faz à sabedoria. O símbolo da Pedagogia é, na verdade, um caduceu com uma flor de lis à frente.

Saiba mais em Símbolo da Pedagogia.

Espiritual

Estamos diante também de um símbolo religioso. Para os cristãos, ela não só representa a virgindade de Maria e a pureza do anjo Gabriel, como as pessoas Pai, Filho e Espírito Santo num só Deus - a Santíssima Trindade.

Tatuagem

A tatuagem da flor de lis é bastante popular e é, geralmente, uma predileção feminina. Podem ser pequenas ou sua imagem pode ocupar todo o braço ou as costas.

A escolha da tatuagem vai ao encontro dos significados atribuídos ao símbolo, especialmente no que respeita à renovação espiritual.

Veja também a simbologia do Lírio.